No ultimo feriado fui para as Minas Gerais, estado que adoro. Suas riquezas naturais, históricas e artísticas são tantas que a viagem se torna sempre surpreendente. A partir deste post irei trazer um pouquinho de tudo o que vivi, provei e vi. Foram tantos os bons momentos que estes serão relatados em capítulos.
Começarei pela cidade de Tiradentes, onde estive em um fantástico jantar no Restaurante Theatro da Villa. Considerado um dos melhores restaurantes do Brasil, este restaurante é com certeza absoluta um ícone desta cidade. Ir a Tiradentes e não ir ao Theatro da Villa é um pecado sem direito a absolvição.
Localizado em um casarão do sec. XIX, decorado com peças de época, nos remete ao tempo em que funcionava ali o teatro da cidade, mantendo ainda um pequeno palco de madeira e um cenário pintado atrás.
Fomos recebidos pelo Fabio, que prontamente fez as honras da casa, fazendo um tour pelo lugar e explicando cada canto com entusiasmo, como ali fosse um pouco seu também. Quando passamos por um aparador cheio de taças de cristal bem organizadas por tipo e tamanho, citou: “Aqui só usamos taças de cristal alemão”. Detalhe que para mim faz toda a diferença quando o assunto é desgustar um bom vinho.
Um pequeno jardim interno, com uma fonte, mesinhas e cadeiras de ferro, pedras e velas. Mais a frente, um salão com poucas mesas. E por fim, uma janela com acesso a uma cozinha, de onde saíram o que posso garantir… divinas delícias.
Fabio, além de anfitrião, se ocupou de nos trazer um menu degustação, acompanhado de água mineral com gás e um bom vinho tinto.
Iniciamos os trabalhos com mini consome de abóbora e lascas de queijo minas da serra da canastra.
Depois seguimos com um gratin de queijo de cabra empanado em farinha de gergelim, tomilho e Gran Formaggio, servido sobre pomodoro italiano temperado. Adoro cogumelos de Paris frescos… Estes vieram salteados em salsa de tartufo negro, acompanhados de aspargo verde em azeite trufado.
Quando já estava me dando por satisfeita, nos foi servido um coração de filet mignon temperado na flor de sal, alho roxo confitado em especiarias e batatas gratinadas.
Provei também um magret de pato ao molho de frutas vermelhas orgânicas (amoras, blueberries, framboesas e jabuticabas), acompanhado de risoto com castanhas do Pará e crisps de couve frita, que estava simplesmente Di-vi-no!
Quando vieram as duas sobremesas, já não havia mais condição de seguir a diante, mas não pude deixar de prova-las e aprova-las: uma terrine de chocolate belga e um creme brulé de jabuticabas.
Quando estava por dar fim a uma noite perfeita, já feliz e muito bem alimentada, chega à nossa mesa Carlos Fernando, proprietário da casa. Simpático e falante, nos contou sua história, seus feitos e efeitos. Ele é a alma da casa e quando já achava que a noite tinha sido especial, após ouvi-lo conclui que foi uma noite mais que especial… Uma noite que ficará guardada na memória para sempre!
Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484 / (21) 2217-4850