Por: Priscila Bentes
A movimentação de barcos coloridos e saveiros com turistas de todos os cantos da terra fazem parte da rotina do cais do Porto de Paraty. Sempre que posso visito esta bela cidade, e é claro, sempre faço da Casa Turquesa a minha casa.
Chegar a Casa Turquesa é sempre um privilegio! Por ser associada do Circuito Elegante recebo vários mimos, começando pelo check-in sem necessidade de preencher fichas, pois já estava pronta, aguardando minha chegada, apenas para conferência e assinatura.
A Casa possui além da recepção, sala de café, sala de estar, um pátio interno com uma pequena piscina e nove suítes, finamente decoradas. O carinho da equipe e o astral desta casa modificam a alma.
Cada suíte possui uma cor e a minha era marrom. Localizada no segundo piso, esta suíte garantiu conforto absoluto durante minha hospedagem. Toalhas felpudas de algodão, lençóis e uma cama king maravilhosa com direito a dossel e tenda de filó. No banheiro uma ducha perfeita e amenities diversos. Sobre a mesa, um prato com frutas e um cartão da Tetê com boas vindas.
Um detalhe que me chama a atenção e que particularmente acho o máximo: no interior da casa não se entra com calçados. Junto à recepção, nove cestinhas de vime, cada qual de uma cor, contém dois pares de havaianas azul turquesa, no tamanho exato de cada hospede. Assim, antes de seguir para a acomodação, o hospede troca de sapatos, deixando o seu calçado ali mesmo, ou seja, dentro da cesta da cor de sua suíte.
E como já mencionado, a Casa Turquesa fica de frente para a baía e o cais do Porto, um dos cartões postais da cidade e foi projetada para trazer de volta a fachada de um antigo sobrado do século XVIII, destruído pelo fogo há trinta anos.
A restauração do local foi feita com todo o cuidado e preocupação de conservar a arquitetura colonial, mas também de oferecer o melhor para seus visitantes. Lugar onde me sinto rainha, porém ando descalça… vale muito a pena conhecer!