A culinária italiana é muito conhecida por sua simplicidade, sua praticidade e sua versatilidade, isso é fato. A questão é que nos últimos anos, muitos resolveram complicar, rebuscar em excesso, aquilo que já é bom naturalmente. Aí, você pode falar que estou sendo tendenciosa, já que sou de família parte italiana, e isso deve ser levado em consideração sim, afinal, estar entre rolos, panelas, carnes defumando e massas penduradas é uma lembrança muito comum que tenho desde sempre e por isso tenho predicados para falar que de comida boa de nonna eu entendo.

O painel de fórmica na parede interna e vidro da fachada do Restaurante italiano L’Ulivo foram feitas à mão, por Juliana Moore.
Hoje a minha dica é totalmente baseada em memórias de infância, em sabores simples e recheados de afeto. Copacabana agora abriga o melhor restaurante italiano da cidade, o L´Ulivo Cucina e Vini.
A casa tem no comando o casal Renato Lalenti, chef, sommelier e restauranteur italiano, e Márcia Guimarães, carioca e administradora de empresas. Um casal gente boa, com um papo delicioso e de uma elegância incrível. Foi uma grande surpresa reencontrá-los, já os conhecia anteriormente e sempre admirei muito o trabalho deles.
O L´Ulivo Cucina e Vini é um verdadeiro resgate ao espírito das trattorias. A atmosfera é totalmente familiar e da cozinha sai uma alquimia de ingredientes autênticos e sofisticados, reforçando a ideia de oferecer uma culinária camponesa autêntica, com seus sabores, ingredientes e receitas típicas. Renato destaca a riqueza da cucina contadina, uma cozinha italiana do campo, com viés popular, que usa os ingredientes certos e respeita o modo de preparo dos pratos, sem firulas, sem invencionices, sem gourmetizar o que não precisa ser gourmetizado, porque já é bom assim.
Para começar os trabalhos, as bruschettas Modena, com presunto de parma, figos, queijo de cabra e redução de balsâmico, e a Oslo, feita com salmão, queijo mascarpone e raspa de limão siciliano, são as entradinhas perfeitas que abrem caminho para sabores incríveis que estão por chegar.

Suppli ao Telefono, croquete tradicional italiano de risoto a bolonhesa com recheio de mussarela de búfala filante.
Partindo para os principais, as opções de massas, todas artesanais, assim como os pães, são minhas preferidas. O Bombolotti alla Carbonara (Rigatoni com bacon, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino) e o Tagliatelli alla Norcina (Massa artesanal com linguiça toscana, cogumelos, ervilhas e queijo pecorino) são minhas massas preferidas, mas nas carnes, não deixe de experimentar o Scottadito di Agnello (Costelinha de cordeiro com molho de hortelã) e o Filetto al Balsamico (Filet mignon com redução de balsâmico), são de revirar os olhinhos.
Partindo para as sobremesas, as opções são igualmente simples e saborosas, mas a Zuppa Inglese é um espetáculo a parte. Pense num pavê italiano com creme confeiteira, creme de nutella e um licor italiano feito com água de rosas, açúcar, canela e cravo. Pensou? É muito melhor. Outras boas opções são a Panna Cotta com frutas vermelhas e o Tiramisu.
A casa oferece a cada dia da semana opções autênticas e saborosas como Gnocchi ao sugo, bacalhau ao molho de tomate, Linguine com escarola e anchovas, entre outros. Já adianto que se você gosta de dobradinha, o sábado é seu dia de alegria e o domingo é o dia dos fãs de ossobuco.
Todos os pratos chegam à mesa com produtos muito frescos, as massas e os pães são caseiros, nada é pré-cozido e todos os sabores são especialmente destacados pela simplicidade. Depois que você conhecer o L´Ulivo, vai entender o tamanho da minha paixão.
O L´Ulivo Cucina e Vini – www.facebook.com/lulivocucinaevini – fica na rua Miguel Lemos 54, loja B, Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
_______________________________________________________________________
Pingback: L´Ulivo Cucina e Vini, o melhor da Itália em Copacabana - Gastronomia etc.