Por: Mônica Valladão
Sabemos que para conhecer verdadeiramente Trancoso, deve-se ficar hospedado em Quadrado, uma praça, no centro, declarada Patrimônio Cultural pela Unesco. Lá está localizado um estabelecimento que remete a fundação do vilarejo, a 500 anos atrás, e exala elegância.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
O Uxua Casa Hotel foi criado utilizando técnicas tradicionais, materiais reciclados e antiguidades. Contou com a colaboração de diversos artesãos locais e do designer Wilbert Das, feliz proprietário do hotel, onde manteve a tradição local e preservou algumas casas de moradores da região. Hoje contaremos as histórias de algumas de suas lindas casas que irão te inspirar a programar a sua próxima viagem. Confira!
Seu Pedrinho
A maior casa de 1 suíte do Quadrado Histórico, tem interior arejado e vibrante. Nome dado em homenagem ao antigo e querido morador, possui pisos de madeira e todos seus cômodos proporcionam vista para o Quadrado.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Seu Pedrinho era conhecido por sua alegria e pelas contribuições entusiasmadas às festividades religiosas anuais de Trancoso. Ele era sempre a animação da festa. A cor magenta viva da casa foi inspirada na buganvília mais antiga da região, que em frente faz uma bela sombra para uma mesa rústica de piquenique.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
A casa conta ainda com uma sala ampla com sofás, uma cozinha americana com mesa de jantar, um bar e um aconchegante jardim privativo. Há ainda dois banheiros, um com chuveiro duplo e um espaçoso quarto com cama com dossel.
Gulab Mahal
A casa, que por séculos era uma simples residência nativa, foi transformada por uma família de viajantes audaciosos que se estabeleceram no local nos anos 70 em um fascinante restaurante indiano.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Com o nome de Gulab Mahal, recebeu uma cozinha externa com jardim, lounge em mezanino e vitrais coloridos nas janelas que o UXUA preservou em homenagem a sua história única.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
É rica em detalhes autênticos, incluindo as tradicionais mesa e cadeiras rústicas no centro do Quadrado Histórico. De todos os lugares, é possível desfrutar do Quadrado, incluindo a ampla sala de estar e o mezanino cercado de almofadas e molduras entalhadas, além da cozinha externa. Duas suítes em dois níveis ostentam pisos de madeira de demolição.
Terraço do Céu
Com a chegada dos hippies em Trancoso, na década de 1970, veio a forte influência internacional. Nos arredores do Quadrado Histórico, um ceramista de espírito livre apelidado de Calá construiu o próprio ateliê inspirado nas ilhas gregas.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Hoje trata-se da casa de 1 suíte espetacularmente – a única construção da época em Trancoso a ser reconhecida como Patrimônio Histórico. A vista de Trancoso Antiga, contemplada do terraço, inspirou o nome da casa: Terraço do Céu.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
O estonteante terraço com piscina transformou-se em uma das hospedagens mais procuradas em Trancoso. O design interior foi finalizado em 2013 e reflete as evoluções recentes no design artístico e original, que conta com contribuições de alguns aclamados Artistas em Casa do UXUA.
Estúdio
A casa Estúdio foi vislumbrada como um refúgio para um dos artistas nacionais que lá fizeram morada nos anos 70. Trata-se de um estúdio arejado com uma suíte, que conta com amplo espaço para habitar e criar.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Uma parede inteira se abre para um vasto pátio com jardim, cenário perfeito para relaxar ou contemplar a paz. O estúdio proporciona uma ótima sensação de espaço aberto. Os detalhes rústicos locais, as antiguidades e a arte se fundem harmoniosamente.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Pisos de madeira de demolição dão um tom orgânico ao ambiente, complementado por um banheiro que dá para um jardim privativo, por pias esculpidas em troncos de árvore encontrados no jardim do UXUA e por chuveiros duplos de madeira.
Casa da Árvore
O jardim repleto de madeira do UXUA ganhou uma casa da árvore dos sonhos, graças a centenas de árvores caídas, à madeira reciclada de antigas fazendas e à imaginação de Wilbert Das. O resultado é o encontro da consciência ecológica com um palácio de verão.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Espalhada em três níveis, esta casa da árvore apresenta a credencial “verde”, não só devido ao uso da madeira reciclada, mas também por causa do tradicional telhado de palha e de seu premiado interior construído com madeira de demolição e materiais orgânicos recolhidos no sul da Bahia.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Apesar da aparência rústica, esconde pequenos luxos e grandes surpresas. Há ainda uma ampla varanda coberta, uma sala de estar ao ar livre com rede e bar, um chuveiro duplo no banheiro, um ofurô no deck externo, além de um lounge rústico sob a casa para usufruir dos balanços de madeira antiga.
Nozinho
Nozinho era um pescador nativo que se mudou para um pouco à frente na rua. Escondida em uma silenciosa área no jardim do UXUA, esta casa calma desfruta de muita luz solar e de uma verdadeira sensação de proximidade. Nozinho orgulhava-se de seus jardins imaculados, algo considerado um tanto exótico pelos outros pescadores.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
A Casa Nozinho, viva e arejada, brinca com sofás cheios de almofadas em tons claros e vários detalhes caseiros. A cozinha é ampla e acolhedora, e a extensa área de estar externa é um convite para a realização de refeições inesquecíveis. As suítes ficam de frente para jardins separados, em lados opostos da casa, um detalhe aconchegante que proporciona a privacidade máxima a cada hóspede.

Uxua Casa Hotel – Foto: Divulgação
Ainda existem outras casas e mais histórias a serem contadas. Então, se você se interessou pelo local e quer conhecer, acesse nosso site e solicite sua cotação. Deixe as histórias do Uxua surpreenderem você!