O Ministério da Saúde anunciou na noite deste domingo, dia 15 de Março, que já são 200 os casos registrados do novo coronavírus no Brasil. Ainda há outros 1.913 pacientes suspeitos espalhados por todos os estados do país e o Distrito Federal e outros 1.486 casos foram descartados.
O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Mas como se prevenir do contágio?
De acordo com os órgãos de saúde e os principais infectologistas, o nosso sistema imunológico é formado por diferentes células e barreiras responsáveis pela defesa do organismo. Quando um agressor, como o vírus do COVID-19, entra no corpo humano, os glóbulos brancos se organizam e comandam a resposta para memorizá-los, reconhecê-los e destruí-los. Em um sistema imunológico deficitário, essa reposta pode falhar. Por isso é sempre importante tomar algumas precauções como:
- Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas;
- Usar álcool 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;
- Ao tossir ou espirrar, levar a parte interna do cotovelo para cobrir o rosto;
- Evitar multidões;
- Usar máscara somente se apresentar algum dos sintomas;
- Manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo;
- Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando;
Mas muito além disso, os cuidados com a alimentação também devem ser tomados. Por isso, o Rituaali separou uma lista de alimentos que melhoram a sua imunidade e pode lhe ajudar a não se contagiar com o vírus. São eles:
- Frutas cítricas;
- Tomate;
- Vegetais escuros;
- Linhaça;
- Cogumelo Shitake;
- Germen de Trigo;
- Gengibre;
- Inhame.
Lembre-se: o fortalecimento da imunidade não se dá apenas com a ingestão de um alimento específico, mas sim com uma rotina saudável. Além disso, a alimentação rica em nutrientes, embora benéfica, não garante isenção nem cura ao vírus, mas pode proporcionar alívio nos sintomas e uma recuperação mais rápida.
Uma última informação, para evitar aglomerações nos hospitais, o SUS fez um aplicativo para você ver os sintomas e unidades de saúde mais próximas chamado Coronavírus-SUS (disponível para Android e IOS) onde você pode descrever os seus sintomas e descobrir se você pode ou não ser um dos casos de Covid-19.
Cuidem-se! Se cada um de nós fizermos a nossa parte o contágio reduzirá e muito!
Fontes: Isto É / O Rituaali / Bem Estar