Cheiro de perfume no ar.

É muito comum associar aromas a recordações, a lugares, a pessoas. Assim, durante as minhas viagens, percebo que certas fragrâncias estão associadas ao destino escolhido ou ao hotel no qual me hospedo. Alguns hotéis importantes tem aproveitado isto para realizar o que se denomina “marketing sensorial”, utilizado para ativar recordações, emoções e imagens na mente do turista que visita e se hospeda em suas instalações. Uma excelente ideia para recordar os bons momentos não só olhando as fotografias e os vídeos, como também através do perfume que tantas lembranças trarão.

Toda noite, antes de me deitar, dou umas borrifadas com aroma de laranjeira nos meus lençóis, isso me ajuda a relaxar. Já no escritório, prefiro spray de lavanda e me sinto revigorada para mais um dia de trabalho e o ambiente ganha um toque de frescor. Mas como estou sempre de lá pra cá, percorrendo os seletos hotéis do Circuito Elegante, costumo indicar aromas que combinem com a alma de cada lugar, pois para mim, o cheiro do ambiente é tão importante quanto a iluminação, a decoração e o conforto e os aromas podem trazer energia, calma e até mesmo sofisticação, além da memória olfativa e das lembranças que me trarão de volta.

Hoje há aromas específicos para cada canto da casa. Perfumes para gavetas, guarda-roupas, tecidos e ambientes são feitos muitas vezes com essências importadas, de maior fixação. No mercado já existem até aromatizadores com perfumes orgânicos, como é o caso dos aromatizadores produzidos da marca AnaSuil, produzidos por Ana Melillo de Freitas, diretora das redes de perfumaria, Calèche, Suil, e Vent Vert e da loja virtual Shopluxo, uma especialista em perfumes, que reuniu seus 30 anos de experiência com as grandes grifes internacionais, e foi buscar aquilo que faltava no mercado… Buscando atender aos padrões mais exigentes com tecnologia e elegância, a ANASUIL amazon exclusive chega ao mercado com doze produtos nas linhas Home SPA, Banho, Body Oils e Thermal Waters. A marca é também uma ótima opção para estrangeiros que visitam o Brasil e procuram cosméticos brasileiros de luxo. A tendência do “cheirinho gostoso” ganhou outros setores, Ana Suil também produz uma linha especial para roupas de bebes, lençóis para lua de mel e até aromatizadores para automóveis. Não por acaso, que o Circuito Elegante, acabou de estabelecer uma solida parceria de sucesso e em breve irá desenvolver junto com Ana Suil, um perfume que traga na sua essência a elegância do Circuito.

Ainda falando sobre aromas, não faltam no mercado produtos criativos. Tem até vela perfumada que vira óleo de massagem. Em 1898, o farmacêutico Maurice Berger fez uma lamparina para purificar ambientes hospitalares. Mas depois seus vidros ganharam assinaturas de Baccarat, René e Lalique, marcas conhecidas pelo trabalho requintado em cristais. Hotéis luxuosos e lojas de grifes costumam desenvolver aromas exclusivos, que passam a fazer parte da identidade da marca. Isso tem a ver com a memória olfativa, que relaciona aromas com lugares e acontecimentos. Alguns costumam até a comercializar seus frascos, como é o caso do St. Andrews em Gramado e também o Emiliano de São Paulo.

Difusores e sprays são os produtos mais comuns encontrados nas lojas. E há diferença entre os dois. “O primeiro libera um aroma constante. Fica mais tempo no ar. O segundo – o spray – fica mais forte apenas no início, depois vai ficando suave”. E ai vai uma dica importante: “Espirre o perfume no pedaço de papel e guarde dentro da bolsa. Se o aroma continuar depois de cinco horas, trata-se de um produto bom. Daí é só escolher o aroma preferido”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *