A cidade de Petrópolis continua linda e alguns de seus ícones foram recuperados e se transformaram em locais obrigatórios de se visitar. Hoje, minhas palavras serão para descrever essa experiência de retornar a minha cidade, desta vez como turista.
Inaugurado em 1930, o Grande Hotel Petrópolis viveu décadas de glamour, mas com a proibição do jogo em nosso país entrou em um período de grandes dificuldades.

Fechado durante anos passou por uma reforma de quase meia década, realizada pela família Guidhini da Silva, a qual se uniu para tornar real o sonho do pai, Sr. Antônio da Silva, que chegou à cidade com poucos recursos e se tornou um grande comerciário, vindo a adquirir o prédio quase em ruínas, na intenção de diversificar seus negócios. Infelizmente Sr. Antônio não pode ver a obra pronta e se tivesse, ficaria como eu, totalmente encantado.
Após 45 anos com as portas fechadas, o Grande Hotel Petrópolis reabriu ao final de 2011, garantindo com supremacia o posto de um dos melhores da cidade. Desde sua abertura eu mantinha o sonho de poder passar uns dias lá… Lembro-me bem do prédio fechado quando ia e voltava da escola diariamente e ficava impressionada com a beleza de sua fachada.

Encontrei sessenta e sete apartamentos confortáveis e bem decorados. Minha suíte, no ultimo andar, era dotada de sala, banheiro, quarto e um minibar com micro-ondas, pia e cafeteira. A janela do meu quarto avistava o famoso obelisco – marco da cidade.
Pude conferir também o serviço impecável de sua equipe. Mensageiros com suspensórios e bonés me remeteram a um passado distante. O elevador de época foi o primeiro da cidade e funciona até os dias de hoje, porém é poupado de seus serviços devido a sua idade avançada e ocupa local de destaque junto à entrada principal.
O lobby, elegante e finamente decorado. O café da manha, completo e com uma equipe sempre atenta para um atendimento perfeito. Uma sauna e um diminuto fitness estão à disposição para os que não abrem mão dos cuidados com o corpo, mesmo longe de casa.

A proximidade com os principais pontos turísticos também é um ponto a favor. Do Grande Hotel se chega ao Museu Imperial, Catedral, Casa de Santos Dumont e ao Palácio de Cristal caminhando.
Voltando ao Hotel, encontro Denise Guidhini, uma das filhas de seu Antônio e também proprietária do empreendimento. Volto no tempo novamente e me lembro da minha adolescência, quando estudamos juntas em um conceituado colégio da cidade. Agradeço a ela a oportunidade de me fazer relembrar momentos especiais de minha infância. Agradeço também a gentileza e o carinho durante meus dias em seu belo Hotel. E o mais importante agradecimento foi propositalmente deixado para fazer aqui: “Obrigada Denise e seus irmãos por devolver à minha cidade este ícone da história. Um presente para as próximas gerações, um privilegio para quem vem a Petrópolis, um sonho de muitos, que virou realidade graças ao esforço de vocês”.
Este estabelecimento integra o Circuito Elegante e seus clientes associados possuem benefícios exclusivos e pontos no programa Privilégio.
Para maiores informações acesse – http://www.circuitoelegante.com.br/hoteis/grandehotel
Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484 / (21) 2217-4850