Aqui o Sol da o “ar da graça” sempre!

Por: Flávia Pires – Explora

Que o Brasil é lotado de paraísos, isso ninguém duvida, mas esse aqui é pra lá de especial… é um lugar para visitar o ano todo, sem essa de só no verão, já que por aqui, o sol dá o “ar da graça” sempre!

 

Corumbau-praia-2

 

Ponta do Corumbau, esta localizado no extremo sul da Bahia, entre Porto Seguro e Prado, a 40 km de distância ao sul de Porto Seguro pela orla e 230km pela estrada, sendo 175km de asfalto e 55km de terra.

São 15 km de praia de areia branca e água cristalina, com enormes coqueirais à beira-mar. A praia apresenta um longo colar de recifes de corais que avançam cerca de 10km mar adentro e desparece quando a maré sobe.

Do outro lado do Rio Corumbau, encontra-se o Parque Nacional do Monte Pascoal, com a reserva indígena Pataxó, que pode ser visitada. Ruas de terra, espécies raras de pássaros e vegetação virgem foram preservadas pelos moradores do lugar, em sua maioria pescadores.

Fiquei hospedada numa fazenda que conta com 167 hectares de área e reúne as comodidades de um hotel de luxo com o charme e despojamento de uma casa de praia, a fazenda São Francisco do Corumbau, que oferece vários serviços, tal quais citarei abaixo.

 

Corumbau-lancha

 

Serviços oferecidos:

Restaurante comandado pelo chef Corumbauense Teco, que prepara todos os pratos regionais com um toque internacional, bar, serviço de quarto, telefones nos quartos com discagem direta nacional e internacional, acesso à internet na sede, sala de TV, som e vídeo, sala de estar, serviços de praia e massagens (com agendamento prévio).

Opções de lazer:

Praia paradisíaca, passeio pela passarela com 220 metros que leva a uma das muitas ilhas do manguezal da fazenda, trilhas pelos manguezais, mergulhos entre os corais, passeios de escuna para visitar os corais de Itacolomi e subir o Rio Corumbau, visitas à reserva indígena do Monte Pascoal, à Caraíva, à Praia do Espelho e à descoberta das belezas da Barra do Cahy.

Atividades:

Visite a pitoresca vila de pescadores ou aproveite a maré baixa para pedalar por praias intermináveis. Passeie pelas águas calmas do mar de Corumbau e aprecie a natureza, vista de dentro do mar, remando em um stand up paddle. Sintonize mente, corpo e equilíbrio fazendo suas manobras no Slackline.

É possível remar até os corais em frente à fazenda a qual me hospedei ou subir e descer silenciosamente o Rio Corumbau, apreciando a fauna e flora intocadas, e até mesmo descansando e mergulhando nas margens mais rasas do Rio.

Veja vários brasileiros demonstrarem a arte da capoeira, um ritual de luta que mais parece uma bonita dança improvisada e coreografada.

 

Corumbau-bicicleta

 

Ao entardecer, é possível observar vários índios da tribo Pataxó cantando e dançando ao redor de uma grande fogueira. Esta é uma oportunidade única para vislumbrar um pouco das tradições e da cultura desse povo que já morava aqui antes do descobrimento do brasil.

Uma visita ao Parque Nacional do Monte Pascoal pode ser feita em veículo 4X4, atravessando fazendas de gado cercadas de Mata Atlântica. A subida até o topo do Monte Pascoal é possível, mas requer a contratação de um guia e algum preparo físico.

Um passeio pelas águas cristalinas e azuis do mar até a Barra do Rio Caí, a fim de conhecer um estuário belíssimo da região.

Ver a riqueza da barreira de corais e admirar a riquíssima fauna marinha com o uso de máscara e snorkel.

Atravesse o Rio Corumbau de canoa e pegue um buggy do outro lado do Rio, através do qual, depois de atravessar uma aldeia indígena, se chega à Caraíva, onde se pode visitar as lojinhas da cidade e comer o famoso pastel de arraia do Bar do Pará.

Conheça a famosa praia do espelho, almoce em um dos bons restaurantes da região e aproveite o passeio pelas tranquilas águas do mar baiano a bordo de uma lancha.

Ou simplesmente relaxe…

 

Alguma dúvida de que o paraíso é aqui, e tão pertinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *