Fernando de Noronha e suas belíssimas praias!

Por: Daniela Bigi – Family Trip

Hoje a dica vai ser para “entender” um pouco melhor as praias de Fernando de Noronha, pois as praias da Ilha têm características muito particulares, vale a pena ler e se informar antes de ir, principalmente se for com crianças.

 

Praia do Porto Santo Antônio
Praia do Porto Santo Antônio

 

E atenção, as praias mudam muito de acordo com a época do ano e maré, por exemplo, de Dezembro e Março é período de muita onda, a ilha realiza vários campeonatos de surfe, etc… No restante do ano, é tranquilo, as praias são mais para banhistas, e melhor para passeios de barco e mergulhos.

Além disso, são conhecidas como Mar de Dentro, que normalmente são mais calmas, e Mar de Fora.

A melhor forma de conhecer Fernando de Noronha, é contratar um guia para os primeiros dias, para ter uma boa visão da ilha, e depois se quiser ter mais liberdade, alugar um buggy e desbravar a ilha a sua maneira.

MAR DE DENTRO

PRAIA DO PORTO SANTO ANTÔNIO, como o nome diz, fica no pequeno porto de Noronha, de onde partem os passeios de barco. Conta com lojas de aluguel de equipamento, e na praia tem uma barraca para petisco, além de aluguel de cadeira e guarda sol. Uma das poucas praias que o asfalto chega até a areia. Ótima para snorkel, aqui dá para ver muita vida marinha, nadar, e alguns dias da semana, o Projeto Tamar faz uma captura intencional de tartaruga para pesar, medir etc… uma graça, vale acompanhar.

PRAIA CACHORRO é possível parar o buggy no final da Vila dos Remédios, e descer a escadaria do bar do cachorro. A praia tem bar, cadeira, e o famoso buraco galego na maré baixa.

PRAIA DA CONCEIÇÃO, também acesso por estrada esburacada de buggy, sendo possível parar o carro bem atrás do famoso e charmoso Bar do Davi Reis, tem cadeira, guarda sol, aluguel de stand up. Fica ao lado do cartão postal de Noronha, o Morro do Pico. Uma das melhores praias da ilha para famílias.

PRAIA AMERICANOS, o acesso é por trilha a pé, e bem difícil, praia deserta.

 

Baia dos Porcos
Baia dos Porcos

 

PRAIA CAÇIMBA DO PADRE, famosa pelo Bar das Gêmeas (famoso pelo peixe na bananeira), que fica um pouco para “dentro” da areia. Praia deserta, só tem o bar.

BAIA DOS PORCOS, cartão postal de Noronha, bem na frente do Morro 2 Irmãos, é possível chegar caminhando desde a vizinha Caçimba do Padre.

SANCHO, a grande estrela de Noronha, com o título MERECIDO da Praia mais bonita do Mundo. É totalmente deserta, e para chegar precisa descer alguns degraus em uma fenda de rochas, tudo muito bem organizado e seguro, mas precisa ter um mínimo de preparo físico. Também conta com passarela para o Mirante, loja, banheiro e lanchonete.

 MAR DE FORA

BAIA DO SUESTE, outra estrela de Noronha, é possível chegar de buggy pela estrada de asfalto até quase a areia da praia. Tem uma boa infra no canto direito, com chuveiro, banheiro, loja, aluguel de equipamentos, além disso, tem vários guias muito simpáticos, que te levam para fazer mergulho livre, custa em torno de 30,00 reais por 1 hora.

 

Baia do Sueste
Baia do Sueste

 

PRAIA DO ATALAIA, essa praia é a mais “controlada” da ilha, primeiramente, o mais importante é agendar a visita no ICMBIO, assim que chegar na ilha, o número de visitantes é bem restrito por dia. O acesso é por uma trilha de 1,5 km para ir e 1,5 km para voltar, e o ideal é ir de tênis. É permitido ficar 30 minutos na piscina natural, porém não pode passar protetor solar. Devido a trilha, acho que essa praia é para crianças acima de uns 6 anos.

Essa é apenas uma pequena descrição das praias de Noronha, mas as minhas dicas são:

Sempre carregue máscara, snorkel e nadadeiras, esse é o uniforme de Noronha.

As praias no geral não tem infra, mas acho que isso que é o bacana da ilha, o charme, ou seja, carregue sempre toalha, água, muito protetor solar, e de preferência camisetas com proteção.

Planeje antes de sair, as praias dependem muito da maré para formarem piscina, acesso, etc…

É totalmente possível viajar para Noronha com crianças pequenas, mas acho que para aproveitar mesmo, tem que ter uns 5 anos, devido algumas trilhas de acesso as praias.

Acho que as dicas são essas, em breve posts sobre pousadas, passeios e restaurantes!

Espero que tenham gostado.

Beijos

 

Siga o Family Trip nas redes sociais!

Facebook.com/familytrip.blog

Instagram: @familytrip

Youtube: @familytrip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *