Por: Ana Maria Junqueira
Se a ideia é sentar-se à mesa com um grupo de amigos, compartilhando comida e dando boas risadas, não tem nada mais propício do que escolher um restaurante árabe.
As famosas pastinhas como coalhada, hommus e babaganush, além de esfihas abertas e fechadas, de carne, queijo, ricota ou até de legumes, charutinhos de folha de uva, kibe e, claro, o delicioso pão sírio (fresco ou torrado) são sinônimo de refeição farta e agradável.
Confira a minha seleção de 5 restaurantes árabes em São Paulo:
Brasserie Victoria: Um dos mais tradicionais da cidade, Brasserie Victoria tem dois grandes salões principais, um para o rodízio e o outro à la carte. Cozinha e atendimento que passam de geração para geração, é a escolha certa para quem aprecia a cozinha árabe genuína e sem frescuras. Não deixe de provar os charutinhos de folha de uva e as esfihas de carne feitas com massa folhada.
Onde encontrar: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 545, São Paulo. Tel.: (11) 3040 8897

Almanara: Um dos árabes mais conhecidos de São Paulo, o Almanara atende em diversos endereços, inclusive em shopping centers. É aquela cozinha árabe sem erro, saborosa, e com boa variedade de opções, entre saladas, kaftas, michuis e kibes cru e assado.

Sainte Marie Gastronomia: Ambiente bem simples, não abre no jantar e está bem longe do circuito de restaurantes Itaim-Jardins. Mesmo assim, o Sainte Marie vive lotado! A receita é simples: capricho na execução e na reivenção de clássicos, além do sorriso do dono, Stephan Kawijian, que atende pessoalmente a clientela. Dá para levar esfihas e pastinhas para casa e repetir a experiência – leia mais aqui.
Onde encontrar: Rua Dom João Batista da Costa, 70, São Paulo. Tel.: (11) 3501 7552

Espaço Árabe: O Espaço Árabe reabriu sua unidade dos Jardins, na esquina das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide, com a proposta de ser a loja modelo da rede, que está em diversos outros endereços, inclusive em aeroportos. O local passou, recentemente, por uma reforma estrutural e de cardápio. Não perca as novas receitas como a shakshuka com arroz sírio. Delícia! Onde encontrar: Rua Oscar Freire, 168

Manish: Um dos pontos altos do Manish é o ambiente, que já é diferenciado pela fachada arquitetônica toda recortada que se vê da rua. O salão foi projetado com técnicas conscientes, como iluminação e ventilação naturais, e é estampado por um painel gigante. A comida, claro, também vale a indicação – o pão sírio é dos deuses!
Rua Horácio Lafer, 491, São Paulo. Tel.: (11) 4301 5928

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil. Acompanhe-a nas redes sociais para ter mais dicas de destinos elegantes espalhados pelo Brasil e pelo mundo: Facebook / Instagram /YouTube
–