Por: Monica Barros
Uma das coisas mais gostosas de se fazer em Paraty, além de passear pelo seu rico centro histórico, é visitar um dos muitos alambiques de cachaça. Os alambiques de Paraty são bem conhecidos, muita gente viaja para lá já com a intenção de visitar um deles. Alguns ficam em grandes propriedades, como fazendas, e podem até mesmo incluir um restaurante ou um museu. Outros, além de mostrar todo o processo de fabricação de uma cachaçaria, oferecem também lojas onde os visitantes podem degustar e comprar quantas garrafas desejarem.

O Alambique Paratiana fica um pouco afastado do centro, na Estrada da Pedra Branca km 1, n°1100. É fácil chegar até ele usando o GPS. A entrada é gratuita, o que já é um diferencial, visto que outros alambique às vezes cobram para entrar. A cachaçaria oferece visitas guiadas, onde somos levados até a destilaria e aprendemos como é feita a cachaça. Visitamos também a área em que as bebidas já estão engarrafadas.

Durante a visitação, somos convidados a provar vários rótulos, é interessante ver a quantidade de sabores de frutas misturados à cachaça em licores que ficam bem gostosinhos e mais suaves do que a bebida sozinha. Quem quiser pode comprar na loja da Paratiana a cachaça da mesma marca na versão Prata ou Ouro, ou a Mulatinha, um outro tipo da bebida produzida ali que não passa por envelhecimento, é mais pura.

Esse é um passeio super agradável em Paraty, que nos permite conhecer melhor o gosto autêntico da cidade e suas tradições, envolvidos por aquele clima gostoso de cidade pequena em meio a muito verde e casarões com muita história para contar. Os alambiques de Paraty são também parte da história no nosso país, e provar sua bebida mais popular é sentir um pouquinho do gosto do Brasil!

E se você não sabe onde se hospedar enquanto estiver na cidade, dá uma conferida nos estabelecimentos do Circuito Elegante clicando aqui.
Monica Barros é jornalista, colaboradora em vários sites de viagem e autora do blog Le Touriste ( letouristeblog.com). Acompanhe-a nas redes sociais para ter mais dicas de destinos elegantes espalhados pelo Brasil e o mundo: Facebook e Instagram.
–