Por: Monica Barros
Existe um lugar surpreendente e cheio de energia em Minas Gerais. Um lugar onde a natureza predomina e que nos oferece a oportunidade de, não só parar e contemplá-la, mas fazermos parte dela. O Parque das Águas de São Lourenço é um verdadeiro presente da natureza para os moradores da cidade, e, generosa como só ela, também para quem vem de fora visitar o local.

Estabelecido em 1936, o parque, que possui 490 mil metros quadrados, toma conta da cidade. Ali, fontes de água natural brotam e nos oferecem saúde pura, já que todas elas contêm propriedades medicinais. Seu imenso lago central domina a paisagem, e são muitas as espécies de plantas e flores ali encontradas. Além, é claro, de uma fauna rica, onde capivaras vivem à vontade e beija-flores brincam nos coloridos jardins.

Esse lugar é perfeito para quem quer recarregar as energias, meditar, entrar em contato com seu eu interior e buscar equilíbrio. Tudo no parque é muito voltado para esse tipo de canalização e para integração do homem com a natureza. Existem três pilares de desobstrução e energização no seu interior. É o que chamam de litopuntura. São pilares de granito que captam a energia do Cosmos para o interior da Terra, ou vice versa, e no pilar formado por um engenho movido à água, as duas energias são canalizadas para manter o equilíbrio.

Há também um lugar de silêncio e oração, a Gruta de Nossa Senhora dos Remédios, e uma linda catedral de bambu. De tão envolvente e simbólico, o lugar é muito usado para casamentos. E o que dizer de um parque onde presenciamos o entardecer das garças? Pura poesia!

Todo dia um pouco antes do pôr do sol, uma revoada de garças acontece no lago. É para lá que essas aves retornam todos os dias, como quem quer acompanhar a magia do fim de tarde, e no dia seguinte cedo, elas partem novamente. São muitas garças voando pra lá e pra cá, proporcionando um belíssimo espetáculo.

E claro, as fontes de água estão espalhadas por todo o parque, cada uma com sua propriedade medicinal específica. É maravilhoso beber dessa água e já ir sentindo os benefícios. Algumas têm um gosto mais forte, ferruginoso, outras são mais suaves, e tem ainda as gasosas, deliciosas de se degustar in natura. Tem até a fonte da juventude! Para completar a integração com todo o verde ao redor, é possível praticar arvorismo, relaxar no solarium com uma ducha de água mineral sulfurosa, ou ainda praticar corrida nas pistas disponíveis e se exercitar na academia ao ar livre.

Para completar, existe um Spa com estrutura completa dentro do Parque das Águas, para dar continuidade aos tratamentos com a água mineral. Um belo prédio que segue o estilo do parque, típico dos anos 40, onde o bem-estar é instantâneo.

Felizes são os moradores de São Lourenço, que tem ao alcance um espaço precioso como esse todos os dias, para passarem horas a fio cuidando da mente, do corpo e do espírito. Felizes, os moradores que podem beber dessa fonte!
Monica Barros é jornalista, colaboradora em vários sites de viagem e autora do blog Le Touriste ( letouristeblog.com). Acompanhe-a nas redes sociais para ter mais dicas de destinos elegantes espalhados pelo Brasil e o mundo: Facebook e Instagram.
–