Por: Ana Maria Junqueira
Salvador respira história. Foi a primeira capital do Brasil Colônia e é uma das cidades mais antigas da América. Seu primeiro nome foi São Salvador da Bahia de Todos os Santos e recomendo visitá-la aproveitando para conhecer mais sobre a história da cidade e do nosso país.
Hoje darei algumas dicas de passeios imperdíveis para aproveitar ao máximo essa cidade cheia de charme.

Foto: Magari blu
Pelourinho
O Centro Histórico de Salvador, onde está o Pelourinho, tem arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam desde o século 17. É Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985.

Foto: Magari blu
Carinhosamente chamado “Pelô”, era o local onde escravos eram expostos e castigados no Brasil Colônia. Hoje, o cenário afro ainda predomina, mas numa vibração completamente diferente.
Não são raros os ensaios e as apresentações de grupos de percussão como Olodum, que ecoam a batida forte dos tambores pelas ladeiras do centro histórico de Salvador. Ali, também estão moças caracterizadas com os trajes tradicionais das baianas, prontas para tirar fotos com turistas – e, claro, pedir um trocado por isso.

Foto: Magari blu
O Pelourinho é cheio de lojinhas de artesanato e produtos locais. Abriga também a Casa Jorge Amado e, algumas casas adiante, a sacada de onde Michael Jackson gravou o videoclipe “They don’t care about us” – onde está uma réplica em tamanho real do maior astro do pop, vestindo a camiseta do Olodum usada na gravação.

Foto: Magari blu
Igreja e Convento de São Francisco
Localizados no coração da cidade, a igreja e o convento foram erguidos entre os séculos XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro.
A decoração interior da igreja nos deixa de queixo caído, com tantos detalhes de madeira cobertos com ouro. A igreja e o claustro têm azulejos azuis e brancos que contam histórias e passam lições para reflexão.

Foto: Magari blu
Ao fundo da igreja estão São Benedito e Santa Efigênia, santos negros, que propositadamente ficam próximos à porta para estarem no campo de visão dos negros que assistiam à missa em pé, junto à entrada da igreja.

Foto: Magari blu
Praça da Sé
Datada dos anos 1930, após a demolição de dois quarteirões de prédios antigos, a Praça da Sé fica ao final da Rua Chile. Ali está a estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares, escravo e último líder do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.

Foto: Magari blu
Elevador Lacerda
É o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873. Sua finalidade é o transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa (onde está o Mercado Modelo), e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta.

Foto: Magari blu
Aproveite a vista para tirar fotos e provar um dos sorvetes da “A Cubana”, primeira sorveteria da cidade.

Foto: Magari blu
Então se você já tinha a vontade de conhecer a cidade, mas ainda está em dúvida se deve ir ou não a resposta é: prepare já sua mala! É um destino incrível, e todos um dia deveriam conhecer.

Foto: Magari blu
Se você gostou dessa dica, não deixe de acessar o site www.magariblu.com para saber mais sobre os destinos mais badalados do Brasil e do mundo!
Ah, não esqueça de solicitar seu cadastro no Circuito Elegante através do e-mail: magariblu@circuitoelegante.com.br para obter benefícios exclusivos nos melhores estabelecimentos do Brasil. Até a próxima!