A elegância anda de mãos dadas com a educação e cultura.

Alguns escritores e jornalistas me encantam. Talvez por identidade, assuntos ou formatos de escrita, o fato é que esse sentimento me traz inspiração… Como o tema de hoje é o belo Insólito de Búzios, vou citar aqui uma de minhas preferidas – Ana Cristina Reis, que escreveu em sua coluna sobre as diferenças entre nobres e plebeus, tema este de um curso, recém-feito por ela, que me fez pensar sobre o assunto.

 

Insólito Boutique Hotel
Insólito Boutique Hotel

 

O que uma coisa tem haver com a outra, você deve estar se perguntando neste momento é eu prontamente respondo. O Insólito é fruto de uma paixão brasileira por uma condessa francesa, que passou sua infância entre castelos da sua família. Uma verdadeira nobre em terras tupiniquins, que se encantou desde que aqui pisou pela primeira vez.

Encontro Emmanuelle na piscina do Insólito. De vestido comprido e pés descalços. Linda, simpática, simples e indubitavelmente elegante, conduz esse hotel com a mesma paixão que tem pelo meu país, hoje seu também.

Seu gosto pela arte, fez dela a curadora na decoração do lugar. Os quartos foram todos inspirados na cultura brasileira. Quadros, escultura, peças de mobiliário, tudo aqui tem sua escolha. Não somente isso, o conforto é absoluto – lençóis, edredons, roupões, toalhas e amenities da melhor qualidade.

Minha suíte, de nome Melissa, além de ampla, possuía uma imensa varanda voltada para a praia da Ferradura e nesta, um ofurô com agua quente, me aguardava para um banho reconfortante, ideal para alguém, que como eu, acabava de chegar de uma longa viagem.

 

Insólito Boutique Hotel
Insólito Boutique Hotel

 

O Insólito ainda possui muitas outras qualidades, as quais fazem deste hotel um verdadeiro ícone mundial da arte de bem receber. Para leigos esse detalhe pode parecer simples, mas para os profissionais da área, transformar uma estadia em algo realmente surpreendente é sempre um desafio diário.

O acesso se dá por uma grande porta, como se fosse uma ilustre residência. Ao passar por ela encontro uma grande sala de estar, integrada à um pequeno balcão de recepção. O exterior é separado desta por portas e grandes janelas de vidro, expondo a piscina, o bar e com pano de fundo… o mar. Um restaurante com mesas externas, prepara iguarias sob o comando do chef David Jobert. Outras duas piscinas, sendo uma privativa para maiores de 12 anos e outra próxima a uma pequena praia particular, com água salgada.

O Insolito possui também um Beach Lounge com um serviço primoroso, que inclui bar com drinks, bebidas e petiscos especiais. Ali, com acesso direto a Praia da Ferradura, os hóspedes se instalam em espreguiçadeiras ao som ambiente com musicas da melhor qualidade.

Um Heath Club com vasto cardápio de massagens e tratamentos, um fitness e saunas, completam o importante quesito “cuidados com a saúde”.

 

Insólito Boutique Hotel
Insólito Boutique Hotel

 

E, voltando ao texto da Ana, o qual adorei e que me trouxe informações que não conhecia, ficarei apenas com a palavra “nobreza”, já que esta é mais rara e que independente de classe ou status, é a que está intimamente ligada à elegância. E nesse quesito, vou discordar da Ana, onde diz que “…ser elegante é não parecer que se esforçou para aparecer elegante…”.

Primeiro porque a elegância não está nunca fora, apesar de ser vista e notada aos olhos. Ela se encontra na essência do ser. É o equilíbrio, onde nada sobra e nada subtrai. Ser elegante é poder andar descalça, mesmo sendo condessa, pois o lugar assim o permite.

Segundo porque a elegância anda de mãos dadas com a educação e cultura. Uma pessoa elegante, não chama atenção pelo que usa e sim pelo que ela é. E em sendo elegante, ela irá buscar com cuidado – e aqui entra o esforço – o que irá usar. Nada de excessos, pois o simples é sempre mais belo…

Resumindo, não vou à praia de Scarpin, tão pouco maquiada (olha que tem gente que vai!!!). Igualmente não frequento festas de sandálias havaianas. E isso não se dá apenas no vestir. A elegância está igualmente presente nos lugares, se estes foram pensados e criados por pessoas elegantes. Um Insólito não caberia na Oscar Freire, nem tão pouco o belo Emiliano, nas areias da Ferradura. Mas ambos são perfeitos, nos locais onde se encontram.

Saber se portar, se vestir, conversar, vão além de etiquetas, são padrões que encantam aos que estão a nossa volta. Dá trabalho, mas por assim ser, possui o nome de elegância.

 

Este estabelecimento integra o Circuito Elegante, e seus clientes associados possuem benefícios exclusivos, além de pontos no Programa Privilégio.

Para maiores informações acesse –  www.circuitoelegante.com.br/insolito

Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484 / (21) 2217-4850

 

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: Priscila Bentes / Circuito Elegante

Facebook: Circuito Elegante

Twitter: Priscila Bentes / Circuito Elegante 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *