Ela é assim como sua Donna: Linda e elegante. De tão semelhantes, se complementam. Igual a obra e seu criador. Não poderia ser diferente quando falamos de Bettina D’Archmont e sua mais nova inspiração, a Vila da Santa Boutique & SPA. Um pequeno hotel no centro histórico de Búzios, encravado entre a genuína pracinha dos Ossos, a praia de mesmo nome e a Igreja de S’Antanna.
Conheci Bettina recentemente, mas já a admirava à distância. Sabia que um dia iríamos nos encontrar, e esse dia enfim chegou. Meia hora de bate papo, duas xícaras de café e pronto, foi o suficiente para confirmar o previsto. Eu a adorei e penso que foi recíproco.
Uma semana após já estava de malas prontas para conhecer esse novo ícone da hotelaria brasileira. Aqui tudo é perfeito. Cada detalhe, cada peça, mobiliário, pedras, piso, madeira, acabamento, tecidos, cama, mesa, banho… Procurei pelos defeitos, e nada! Eles não estavam lá durante minha estada. As fotos falam por mim.
E a beleza do conjunto? Sabe aquele lugar onde as fotos não precisam de ângulo? Assim é na Vila da Santa. Foram ao todo mais de 200 cliques e nenhum deles em vão. Nem as tremidas ou fora de foco se comprometeram nessa doce tarefa de registrar o tempo vivido.
A porta de entrada é através de uma casa de pescadores datada dos anos 40, totalmente reformada e que serve de recepção. Desta, temos acesso ao pátio interno, à piscina aquecida, ao bar e restaurante, e a uma bela sala de eventos e de festas, com biblioteca e lareira. Do pátio, através de uma linda escada, se atinge as suítes, a segunda piscina, o SPA com diversas terapias, sauna a vapor e Jacuzzi de mármore europeu, e também à Casa Secreta, essa com vista e acesso à praia.
A arquitetura segue a tendência de uma vila de pescadores mediterrânea, com pátios internos em diversos níveis de construção. Dezenove suítes, em cinco categorias distintas, possuem conforto absoluto e são finamente decoradas com as peças da Secrets de Famille, que agora conta com uma fábrica em Itu/SP, sob o comando da própria Bettina e duas lojas, uma na Hadock Lobo/SP e outra no Shopping da Gávea/Rj.
Os detalhes do banheiro me impressionaram muito, com acabamentos ingleses, de design e qualidade surpreendentes. Que ducha maravilhosa!
O café-da-manhã do restaurante é mais um detalhe original e personalizado. Mesas lindas e de um bom gosto surpreendente. Sob o comando de um Chef de Cozinha com o conceito do que há de melhor no confort food e na comida natural, este é montado na hora, com todos os itens elaborados na Vila da Santa – bolos caseiros, pães integrais e de queijo, iogurte, queijos, compota de maçã, geleias, doce de leite, até ovos e sucos naturais das frutas da estação – tudo na medida para quem tem o privilégio de aqui estar.
Pierre, que junto com Bettina iniciou esse projeto, me confidenciou que a Vila da Santa foi pensado para casamentos especiais, pois além de toda a sua estrutura, conta com uma vizinha importante e centenéria, a Igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna, que frente ao mar, é um cenário perfeito para a mais bela comemoração de amor. Já o pátio interno do Hotel acomoda confortavelmente até 200 convidados sentados. A suíte da noiva com a sacada especial para o patio é perfeita para o momento do bouquet. Além do conforto e a estrutura da Casa Secreta que acomoda os familiares.
Descubro ao final da minha viagem, que Bettina é uma condessa, seu marido, o conde Pierre La Marie D’Archmont é descendente de nobres franceses, renomados antiquários europeus. Essa descoberta vai de encontro ao princípio da elegância, a qual não se ensina ou apreende, há de se adquirir de nascença, na convivência entre seres igualmente elegantes. Não por acaso que a Vila de Santa traz na alma essa elegância simples e composta, em cada detalhe, na alma, no nome e também no sobrenome.
–
Fotos: Priscila Bentes e Divulgação.