As belezas de Fortaleza.

Praia de Iracema - Foto: Reprodução Internet

Por: Mônica Valladão

Abrimos uma nova pauta aqui no blog. Agora falaremos um pouco mais sobre as cidades mais belas do nosso país, incluindo dicas, atrações e muito mais. Um verdadeiro guia turístico para te ajudar a planejar sua próxima viagem! E para começar, faremos pouso em Fortaleza, capital cearense e quinta maior cidade do país, que, como toda cidade grande, é repleta de atrações e um bom destino para quem ama praias – já que lá o sol brilha de janeiro a janeiro!

Praia de Iracema – Foto: Reprodução Internet

Como já comecei a falar delas, vamos conhecer um pouco sobre as famosas praias. Começando pela orla central, onde fica a Avenida Beira Mar que reúne as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe – ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer.  A praia do Futuro, um pouco mais afastada do centro, nos chama para um mergulho com muita comodidade, já que possui diversas barraquinhas que oferecem diversos serviços, até mesmo massagens a beira-mar.

Praia de Morro Branco – Foto: Reprodução Internet

Se você quiser ir um pouco mais além e visitar lugares mais tranquilos, não pode deixar de conhecer as dunas e falésias coloridas. Lindas paisagens te esperam nas praias como Porto das Dunas, Morro Branco e das Flores. Outras como Canoa Quebrada e Jericoacoara também fazem maior sucesso!

Centro Dragão do Mar – Foto: Reprodução Internet

Mas, se a pedida for um programa mais cultural, uma das melhores opções é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – espaço de arquitetura moderna que reúne galerias de arte, teatros, cinema, espaço para shows e também os museus da Cultura Cearense e o de Arte Contemporânea, além de planetário. A dica é visitar na parte da tarde, e não utilizar o próprio carro para chegar lá, pois não há muitas vagas.

Museu do Ceará – Foto: Reprodução Internet

Também dá para conhecer a casa onde viveu o romancista José de Alencar; o Museu Artur Ramos com peças indígenas e instrumentos da época de escravidão; o Museu do Ceará; a Catedral Metropolitana e o Museu da Cachaça, que fica a 30 quilômetros do centro de Fortaleza e que faz valer a viagem principalmente para os apreciadores da bebida. Lá o destaque sem dúvidas é o maior tonel de madeira do mundo, com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros. Impressionante!

Mercado Central – Foto: Reprodução Internet

Para comprinhas, você pode visitar o Mercado Central e adquirir peças em argila, palha, couro e etc. No Centro de Turismo você encontra as lindas Rendas de Labirinto, famosas no nordeste, e também o artesanato de areias coloridas em garrafinhas. Já para quem quer exclusividade, no CEART – Centro de Artesanato do Ceará, pode-se encontrar peças únicas, de artistas de todo o estado.

No quesito gastronomia, para se deliciar com as comidas típicas da região, você deve seguir para lugares variados. A melhor comida do sertão, com direito a baião de dois e carne de sol, é encontrada nos bairros de Aldeota e Varjota, já para frutos do mar nada melhor do que a praia de Curuípe. No bairro de Messejana, mais de 20 barracas oferecem deliciosas variações de tapioca e o difícil vai ser sair de lá sem uns quilinhos a mais.

Foto: Reprodução Internet

E não pense que acabou por aí! A vida noturna da cidade é bastante agitada e você consegue encontrar baladas a semana toda. Não é por menos que Fortaleza é considerada por muitos como a cidade com a segunda-feira mais animada do Brasil.

As “baladas” mais conhecidas são nas segundas, no Bar Pirata, e nas quintas, na praia do Futuro, que promove shows de música e de humor. São muitas as opções, por isso é ideal pesquisar antes, para saber um pouco mais sobre as atrações e programar uma viagem inesquecível.

Bar do Pirata – Foto: Reprodução Internet

Resumindo, essa cidade eclética oferece opções de entretenimento que atendem a todas as idades e gostos. Por isso, é bom reservar pelo menos uma semana para conhecer todas as maravilhas locais. Programe-se antecipadamente para não deixar nada de fora.

Se você conhece alguma outra dica que a gente esqueceu de citar, comente abaixo. Vamos compartilhar coisas boas para os próximos viajantes.

Um abraço e até o próximo destino!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *