Um encontro de amigas com o mesmo objetivo – se ver, saber das novidades e não menos importante, comer bem! Em comum, o desejo por descobertas e experiências fantásticas. Não a toa que fazem de suas vidas um eterno ir e vir, ou seja, vivem viajando em busca de novidades, das mais belas fotos e também da boa mesa.

O de hoje foi no Chez L’Ami Martin. Um pequeno restaurante localizado no último andar do Fashion Mall – elegante shopping carioca. Este com “alma” de um legítimo bistrô francês, pois em seu comando esta o premiado chef parisiense, Pascal Jolly.
Pascal tem várias histórias para contar e gosta de conversar. Seu sucesso se deu através de uma lista de ingredientes: Seus pais são donos do italiano La Botticella e seu gosto pela gastronomia se manifestou bem cedo. Depois, um curso no Peru, país de origem de sua mãe, onde teve a certeza de seu futuro. E por fim, além da cozinha, ele está sempre que possível no salão, sugerindo pratos e vinhos. Segundo ele, o princípio do bistrô é a generosidade.

E foi através desta generosidade, que fomos recebidas pessoalmente pelo Chef da Casa. Uma bela mesa redonda já nos aguardava. Depois de instaladas, Pascal nos apresentou seu menu de Outono, segurando um quadro escrito a giz, onde se lia suas recomendações para aquela ocasião.
Após tudo dito, ele aproveita para nos explicar o porquê de todas as mesas estarem ocupadas. Seguindo a moda dos “bistronomiques”, a casa oferece opções para o almoço, de segundas as sextas, das 12h às 16h, por um valor fixo com excelente custo X benefício.

Sobre os pratos, um pequeno cardápio estava impresso “La formule du dejeuner”, com opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Este modelo surgiu em Paris em meados de 2008, com a recessão da Europa, atingindo a todos e reinventando o mercado consumidor. Os restaurantes não ficaram de fora, denominados de “Formule”, um serviço variado, delicioso e honesto, passa a ser servido nos pequenos bistrôs – salão de suas próprias casas, comandados por chefs e maitres, dissidentes dos renomados e luxuosos restaurantes da Cidade Luz.
Dando inicio aos trabalhos do dia, nosso grupo foi beneficiado com duas cortesias do chef junto ao couvert – As famosas e deliciosas “Moules-frites”, agora em formato de barquete e pequenas porções individuais de um suflê de queijo, recém-saído do forno, o qual comi gemendo, de tão especial que estava.

Quanto ao menu, este varia sempre, pois segue “la cuisine du marché” , a partir de produtos frescos, comprados diariamente nas feiras e mercados. Como todo chef francês, junto à escolha do freguês, Pascal recomenda sempre um vinho para harmonizar.

As entradas, três opções: Creme de Vychissoise – Alho poró, batata, caldo de legumes, chantilly e ervas frescas, acompanhado de torradas; Ceviche de Salmão temperados com tomates crus, maçãs verdes, ervas frescas, gengibre e limão confit; Salada a moda Lyonnaise – Folhas da estação temperadas com vinagrete de mostrada e servida com ovo pochê e refogado de bacon, linguiça caseira e cogumelos frescos.

Já para os pratos principais: Omelete de queijo Gruyère com ervas finas e torradas; Penne Rigate preparado com molho de tomate fresco, cubinhos de berinjela assada, pesto de manjericão e nozes; Filé de Peixe do dia servido grelhado em crosta de amêndoas, acompanhado de musseline de abobora perfumado de gengibre e molho de uvas verdes; Viennoise de peito de frango caipira acompanhado de arroz de “Madras” com passas, abacaxi e amêndoas laminadas; Steake ao Poivre, medalhão de mignon grelhado, servido com tradicional molho de carne apimentado e legumes da estação, acompanhado de batata gratinada com queijo Gruyère; O famoso Steak Tartare de carne crua ou levemente grelhada, com mix de folhas e batatas fritas, as quais ele serve em formato de canoa (as mesmas que gentilmente vieram à mesa junto ao couvert).

As sobremesas nos foram apresentadas em forma de degustação. Todas reunidas no centro da mesa nos oportunizaram momentos doces e divertidos, além do treino da arte de compartir: Cheese Cake em calda de frutas vermelhas, hoje famosa entre os habitues da casa; O tradicional Toucinho do Céu, torta portuguesa à base de ovos e açúcar, que retorna como sugestão da temporada; Café Liégeois, uma novidade para os amantes do café, com sorvete, creme mascarpone, calda de chocolate 70% cacau e biscoito “Speculoos”.
Ao final deste belo encontro, agora mais felizes e restauradas, nos reunimos para uma foto com o Chef, a fim de registrar o momento, ficando a certeza de que Pascal Jolly é um mestre na cozinha, seja com seus pratos deliciosos, no salão com suas histórias e também com suas “formules” resumidas em “prazer de comer + preços + serviço = satisfação e a certeza de voltar”.

Essa reinvenção gastronômica chegou até nós pelas mãos de Pascal Jolly, que escolheu o Brasil pelas belezas do Arpoador e pela paixão de uma brasileira, que hoje é sua esposa e também mãe de seu filho.
Chez L’Ami Martin Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 loja 304, São Conrado. Tel.: 3322-2005 e 3322-2698.
E para dicas diárias de destinos elegantes espalhados pelo Brasil, me siga no Instagram e siga o Circuito Elegante em todas as redes Sociais: Twitter, Instagram & Facebook!
–