Eis que finalmente chego a Alta Floresta, um destino desejado desde que ouvi pela primeira vez a palavra Cristalino. Pois bem, Cristalino é o nome de um lindo rio que nasce no estado do Pará e segue pelo extremo norte do Mato Grosso, desaguando no Rio Teles Pires, um afluente do rio Amazonas.

Nas margens do Cristalino, um Hotel de Selva da melhor qualidade – o Cristalino Jungle Lodge – seja pela localização e principalmente por sua infraestrutura, serviço, acomodações, gastronomia e passeios guiados. Neste lugar vivi momentos que ficarão guardados em minha memória para sempre.
Não estava só, mas sim em um grupo animado, que trabalha muito, que viaja muito, que compartilha suas melhores experiências e por assim ser, contagia seus seguidores para que sigam viajando por destinos incríveis. Estou falando da minha amiga Flavia Pires, do blog Flavia Pires Explora e de Monica Barros, do Le Touriste Blog. Ambas colaboradoras deste blog.

Chegamos em uma sexta-feira, no único voo diário da empresa Azul, que sai de Cuiabá para a cidade de Alta Floresta. E diga-se de passagem que essa empresa é a melhor que temos operando hoje no Brasil. Confortável, bom serviço, aeronaves novas. E antes que digam ou pensem algo, informo aqui que paguei as passagens, como qualquer viajante!
Na recepção do aeroporto, Marcos, um anjo de olhos azuis, com a placa do Cristalino nas mãos, nos dá as boas vindas e nos conduz ao veículo que fará nossa travessia terrestre até as margens do rio, por um percurso de 40 km. A estrada é de terra, mas em ótimas condições. Cerca de uma hora depois estávamos embarcando na lancha, rumo ao Lodge.

Nesse momento fiquei perplexa com a beleza do lugar. Foram 30 minutos rio acima, cercado de mata fechada, ao som das águas cortadas pelo barco e o dos pássaros coloridos que a todo instante cruzavam de uma margem a outra sem nenhuma cerimônia, nos dando a certeza de que o espetáculo estava apenas começando.
Nossas malas sumiram no aeroporto e magicamente apareceram no bangalô. Truques do bem receber…
A recepção no Lodge não poderia ter sido mais especial. Flutes de champanhe e suco de açaí em bandejas com flores da região. Após o brinde, segui para o meu bangalô, o 10. Este é o único com banheira externa e considerado o melhor deles. Exigente como sou, não poderia ser diferente. Mas visitei os demais – dezoito no total – e posso garantir que são todos muito especiais. A começar pela proposta de sustentabilidade, com tratamento e reuso da água através da permacultura. O projeto arquitetônico é da filha da Vitória Riva, proprietária do lugar, além de ser uma visionária e eterna cuidadora do planeta terra. Vitória é simplesmente incrível!

Flavia e Monica ficaram nos bangalôs especiais – 9 e 11, exatamente iguais ao meu, com exceção da banheira. Aproveitamos para conhecer os demais. Oito deles são Standards e foram construídos no início de tudo. Estes ficam em dois blocos de quatro apartamentos. Quatro já totalmente reformados e os demais também passarão por reforma em breve, segundo informações da própria Vitória. Há também bangalôs familiares, em construção gemelar, ideais para quem viaja com filhos. Há outros dois bangalôs Juniores que ficam mais afastados, concedendo aos seus hóspedes total privacidade.
A alimentação também é especial. O Chef Milton preparou diariamente pratos brasileiros deliciosos. O café da manhã, servido bem cedo, também surpreendeu pela variedade e apresentação, principalmente quando se leva em conta a operação de transportar os insumos por terra e água, diariamente.

No Lodge as opções de lazer são inúmeras, todas envolvendo trilhas e passeios de barco guiados, mas isso será assunto para um novo post a ser publicado em breve.
Estar na selva é surpreendente. Aqui se acorda sempre antes do sol nascer, as 04h30min. Dorme-se cedo, pois não há luz elétrica e os geradores são desligados sempre as 22h00min. Respira-se ar puro. Se vive a vida que deveria ser vivida, sem pressa, sem poluição, sem violência, na tranquilidade merecida de uma vida cheia de encantos.

E só posso finalizar dizendo que estar no Cristalino é sinônimo de felicidade. Agradecendo em especial à Vitória, por sua coragem em fazer deste lugar um santuário ecológico tão perfeito, que foi considerado recentemente pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores Eco Lodges do mundo para se visitar.
Se você gostou e deseja saber mais, basta clicar aqui. Lembrando que este estabelecimento integra o Circuito Elegante. Basta informar ser um associado no ato da reserva para obter benefícios exclusivos além de pontos no programa Privilégio que podem ser trocados por produtos seletos, refeições e diárias!
E para mais dicas diárias de destinos exclusivos, basta seguir nas redes sociais: Twitter, Facebook &Instagram!
–