Voltar ao passado é uma das minhas viagens preferidas. O passado me move e me comove. Quando estou em lugares que me remetem a lembranças e histórias, rebobino minha vida e me sinto como se já tivesse vivido em outras épocas. Um desses lugares que tem o poder de me transformar por completo é Paraty. Com suas ruelas e calçadas de pedras e suas construções coloniais da época do império. E é lá, de frente ao Porto da cidade, que reina absoluta, a Pousada Casa Turquesa, de propriedade de Tetê Etrusco, uma bela mulher, cheia de encantos e ideias magnificas, que construiu e sofisticou um sonho, deixando abismados os hospedes que por ali passam.
Moderna, confortável, delicada, sobreposta em espaços cheios de história e beleza. Na recepção, uma equipe jovem, bonita, cordial e poliglota lhe saúdam com o bem receber. Sandálias azuis turquesa são elegantemente entregues em cestos de palha e comunicam que a partir daquele instante, para se andar pela pousada, torna-se imprescindível o uso dessa maravilhosa invenção, que na realidade é do Japão e não do Havaí, mas que no Brasil ganhou fama internacional.
Sandálias a parte, a pousada é um luxo! Projetada por Renato Távolero e inaugurada em 2008, a Casa Turquesa é fruto de um antigo casarão do século XVIII que foi totalmente recuperado e restaurado para misturar história e conforto contemporâneo. As nove suítes, cada qual de uma cor, possuem janelas e balcões que se abrem para a bela Paraty; sua baía, famosos telhados, as montanhas e a cúpula da Igreja de Santa Rita. Todas com ar condicionado, TV LCD, lençóis de algodão egípcio, camas com dosséis feitos por artesões baianos.
E com tanto cheiro de história, misturada à brisa que sopra do mar, acrescido aos cuidados e aconchegos de uma das mais elegantes pousadas do Brasil, me sinto rainha e reino assim, absoluta, calçando minhas sandálias “havaianas-japonesas-brasileiras” e sendo feliz, muito feliz!