Teresa é um nome bem brasileiro. Cantada em versos e prosa, também tem nome de santa e no Rio de Janeiro, essa abençoa todo um bairro, pitoresco, belo e repleto de historias. É conhecido que os santos ficam no alto, mais próximos a Deus. Neste caso, não é diferente – Santa Teresa, elegante bairro do Rio, fica sobre os demais bairros. De lá, você pode avistar a cidade toda, incluindo o relógio da Central do Brasil, o Maracanã, a Baia da Guanabara, o Pão de Açúcar e olhando um pouco para cima, até o Cristo Redentor.
Passear por Santa Teresa é sempre um motivo de alegria. Turistas, artistas, personalidades exóticas, visitantes e moradores vivem em festa constante. Bares, restaurantes e alguns hotéis, um único cinema e lojas de artesanatos compõem o bairro.
As casas antigas e as mansões chamam a atenção por sua imponência e beleza. Um bonde também circulava pelo bairro, mas no momento está em manutenção, o que é uma pena.
É lá também que está um dos 4 únicos hotéis Relais & Chateaux do Brasil e esse não poderia ter outro nome senão “Hotel de Santa Teresa”. Em se tratando de um Relais & Chateaux, não preciso me alongar na descrição. No Hotel, tem dois outros estabelecimentos importantes, o “Bar dos Descasados” e o “Restaurante Terézè”.
Foi neste ultimo que tive o prazer de almoçar dia desses. Junto com a família e alguns amigos, fomos ver o que o Terézè tinha a nos proporcionar.
O cardápio continua sendo de Damien Montecer, ex chef local, que agora se prepara para um voo solo. No lugar, recém-chegado da França, o chef Felipe, ira dar segmento e de antemão, desejo sucesso!
Os pratos estavam como sempre deliciosos e o serviço impecável. Achei o alto o valor. Quem sabe o novo chef possa criar itens que impressionem o paladar e também o bolso, essa é a minha esperança, pois adoro o lugar e poder ir mais vezes seria muito bom.
De sobremesa, optamos ir à Casa da Alda, que faz maravilhas portuguesas. São pasteis de santa clara, toucinhos do céu, barrigas de freira entre outras delicias de comer de joelhos, agradecendo cada pedaço. Assim é o Paraiso, cheio de santos, santas e presentes celestes, que fazem a vida ficar encantada. Um verdadeiro privilegio!