Em meio a Rio+20, com grande movimentação de todas as etnias pelo centro da Cidade Maravilhosa, fui conferir as delícias do Restaurante Mosteiro, localizado na Rua São Bento, próximo ao Mosteiro de São Bento, relíquia da cidade e tombado pelo Patrimônio Histórico.
Fui recebida por Marcelo Temporão, que em conjunto com seu avô, José Temporão, fundador da casa em 1964, vem conduzindo este seleto estabelecimento, sendo referencia para encontros e reuniões de negócios no centro da cidade.
Minha mesa já estava preparada e assim que me acomodei, o garçom me serviu a melhor empada de palmito da minha vida, acompanhado de um belo couvert, com direito a azeitonas pretas, cenouras cruas frescas, patês e pãezinhos diversos.
A casa possui uma bela adega, que no momento está sendo reformada e com certeza será uma das melhores da cidade. Como estava à trabalho e teria uma tarde cheia de reuniões, optei por deixar o vinho para uma próxima incursão e me contentei com um delicioso e refrescante suco de abacaxi com hortelã.
Mas vamos ao principal: a comida! Como estava em uma autentica casa portuguesa, o bacalhau foi minha opção, mas não o bacalhau a que estou acostumada e sim uma posta fresca, grelhada, acompanhada de batatas cozidas, ovo cozido e brócolis na manteiga. Nem preciso dizer como estava, pois palavras não estariam às alturas desse prato, que só de olhar encheu a boca d’agua.
O serviço da casa foi impecável. Pude notar que a equipe não media esforços em atender ao seleto publico de forma especial. No final, uma generosa fatia de “toucinho do céu”, um doce português a base de ovos, que até agora está na lembrança e ficará para sempre, me motivando a um retorno breve a essa casa, que funciona somente para almoço e que possui uma clientela exigente, formada por executivos que trabalham nas redondezas.
E para os que estão sem tempo para largar o trabalho, Marcelo me contou que possui um serviço de “delivery”. Gentileza, elegância e boa mesa caminham sempre juntas! Ponto para o Restaurante Mosteiro e muitos pontos para o cliente, que pode, mesmo sem tempo, usufruir de uma culinária excelente, elaborada por quem entende do assunto, sem ter que ir a Portugal, ou mesmo a Rua São Bento.