Decidi começar o ano falando sobre o que todo mundo gosta: boa gastronomia! Devido as minhas andanças por aí, assunto é o que não falta sobre esse tema… e para a matéria de hoje, vou falar sobre dois dos novos estabelecimentos que acabam de ser selecionados para o Circuito Elegante 2017. Prepare seu paladar, entra em cena neste momento restaurantes que unem receitas de chefes renomados com música da melhor qualidade, reunindo diariamente gente jovem, não só de idade mas também de alma, igualmente bela e elegante.

O primeiro que vou falar se chama Flashback e está instalado em Ipanema, na Paul Redfern. Na cozinha, quem comanda é o legítimo francês Pierre Landry, que nos brinda com suas incríveis receitas, tais como: um legítimo Tartar de Mignon ou a Panelinha de Cogumelos Selvagens como opções de entrada. O principal me deixa sempre na dúvida, e demoro para decidir entre um Fricassê de Cavaquinha, Risoto de Rabada, ou um tradicional Steack ao Poivre. Na maioria das vezes, opto pela rabada… poucos são os que a fazem com essa maestria! A sobremesa, geralmente eu pulo, manter a forma é um dos meus grandes desafios diários.

O ambiente da casa é inovador. O bar nos chama para drinks novos e já consagrados. Nas paredes, dividindo espaço com pôsteres de gente que fez o melhor com a música, telões, com videoclipes de altíssima qualidade de reprodução, são escolhidos pelos próprios clientes, em um cardápio IPad levado à mesa pelo garçom, composto de raridades, que vão do Steve Wonder, em início de carreira no Central Park, aos Stones com Amy Winehouse. Uma verdadeira reedição do jukebox.

E por fim, se você gosta de dançar, para comemorar e também se refazer do banquete, no segundo andar a casa nos surpreende com um Lounge, com DJ e uma vez por semana, apresenta música ao vivo com bandas novas ou antigas, primando pela qualidade e bom gosto musical.
A outra grande opção tem o simpático nome de La Nave, que recentemente fez seu pouso no Planetário da Gávea. Ali, jovens empreendedores se reuniram para trazer diversão e gastronomia, em um espaço rústico e elegante. Estive lá duas vezes em uma única semana. A primeira para conferir o show de jazz que invade as noites de domingo. Rodrigo Sha é o maestro e com seu estilo irreverente, da um show com seu sax e guitarra, alternando estilos e fazendo o chão tremer.

Neste dia a casa fica repleta de gente e o espaço é disputado por uma turma jovem e bela. Mesmo sem mesa, me acomodei no bar, onde me serviram drinks coloridos e deliciosos, alem de petiscos criados pelo Chef Daniel Pinho. A noite foi incrível e me fez voltar dois dias depois, desta vez com uma reserva de mesa, com a finalidade de provar e aprovar o cardápio deste chef encantador.

De terça a sábado, o estilo da casa muda. A música também está presente, com uma seleção apurada por quem entende do riscado – a Rádio Ibiza, que cria sets personalizados, conferindo uma identidade própria a cada lugar onde ela está presente. O atendimento também é mais tranquilo e assim, pude apreciar as delícias dessa casa.

Daniel Pinho, com sua cozinha de autor valoriza o pequeno produtor com ingredientes naturais, como hortaliças e pimentas frescas da pequena horta local. No cardápio, além dos snacks, panelinhas e sanduíches já provados e aprovados no dia anterior, encontrei verdadeiras surpresas, tais como um Nhoque de aipim ao molho de queijos, cogumelos, castanhas do Pará e azeite trufado e um Risoto Navegante Thai, com frutos do mar, legumes, abacaxi, curry da Nave e molho de ostra, pedido por meu marido, que não pude deixar de experimentar.
E depois disso, só me resta afirmar que seja na efervescência das noites de final de semana, ou na tranquilidade de uma terça-feira, esses dois estabelecimentos são, sem dúvida nenhuma, uma combinação perfeita para reunir amigos, ouvir boa música, experimentar excelentes drinks e se divertir.