Por: Renata Araújo
Considerado um dos melhores restaurantes japoneses do Rio, o Ten Kai, localizado em ponto nobre de Ipanema, pode sempre surpreender.

Com um cardápio que oferece pratos tradicionais japoneses com um toque contemporâneo, é o tipo de lugar que vale sempre voltar, já que novidades costumam ser frequentes.
Apesar de já ter ido lá várias vezes, fui convidada para um jantar degustação devidamente harmonizado pelos excelentes e variados saquês e fiquei muito bem impressionada. Aliás, a carta de saquês é um must da casa, com mais de 30 rótulos, sem contar os espumantes e licores, e com um charme à parte: os copos variam conforme o estilo da bebida, sendo um mais bonito que o outro.
Começamos com Furicroc, um mini tartar de salmão levemente temperado sobre uma casquinha crocante e com o Usuzukuri de robalo. Depois vieram os sushis de aji toró, de lula com sal negro e o de salmão brûlèe queimado no maçarico com ikura, meu preferido, disparado, e ainda quentinho.

Em seguida, vieram os yakitoris, os espetinhos grelhados – para acabar de vez com o preconceito de quem acha que em restaurante japonês só tem peixe cru. Comemos um mix: camarão com shishitou, espeto de lula, espeto de picanha, batata doce, brócolis, couve flor e salmão com shimeji .
Depois veio o Black Cod – novidade total, que eu já tinha provado no Zuma, (restaurante asiático super badalado em Miami, e em outras cidades) mas nunca tinha visto no Brasil. Fiquei exultante de provar esta raridade logo aqui, em Ipanema.
E para encerrar os pratos quentes: Kobe beef, uma carne extremamente macia, suculenta, saborosa, com aroma incomparável e uma das mais valorizadas do mundo, chamada assim por vir dos bois originários da cidade de Kobe, no Japão. O prato acaba virando uma diversão, já que nós mesmos esquentamos os pedacinhos no ponto que quisermos no fogareiro de pedra.

De sobremesa, provamos Tempura sorvete, Matcha ice e Anmitsu! Finalizamos, depois de tantas coisas gostosas, com umeshu, licor de ameixa japonesa.
Para quem não conhece, o Ten Kai fica na esquina das ruas Prudente de Morais e Paul Redfern, em um simpático casarão de dois andares, com uma decoração intimista e moderna.
A autenticidade dos pratos é comprovada pelo chef japonês Satoshi Kaneko, sob o comando do restaurateur Cesar Hasky, com quase 20 anos de experiência no ramo e quem faz compras pessoalmente no Mercado do Peixe, em Niterói, e escolhe cuidadosamente cada peça, pelo menos três vezes por semana, para garantir o frescor e a variedade de pescados a serem servidos.
Gostou? Então, além de comer lá mesmo, saiba que o restaurante oferece Buffet a domicílio para ocasiões especiais e não à toa costuma ser contratado para jantares pelo cônsul japonês no Rio. Mais autenticidade nipônica impossível!
Este estabelecimento integra o Circuito Elegante e seus clientes associados possuem benefícios exclusivos e pontos no programa Privilégio.
Para maiores informações, acesse – www.circuitoelegante.com.br/restaurantes/restaurantetenkai
Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484
Renata Araújo é jornalista e autora do blog de viagens You Must Go! (www.youmustgo.com.br)
Facebook: You Must Go Blog
Instagram: @youmustgoblog
Youtube: renatabaraujo1