Uma ilha, ou melhor, um arquipélago com 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica – a única delas aberta ao turismo tem o mesmo nome do arquipélago. Seja no Mar de Dentro (voltado para o continente brasileiro) ou no Mar de Fora (voltado para a África), a ilha é uma coleção de cenários inspiradores.

Com areias douradas e um mar turquesa-esmeralda. Aqui a vida marinha é tão exuberante que após ser aberta para o turismo nos anos 90, foi transformada em Parque Nacional Marinho e tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, com a criação de uma série de normas para garantir sua preservação. Uma delas refere-se a quantidade de pessoas permitidas para a pernoite, limitado a 240 felizardos.

Há 545 quilômetros de Recife, chegar aqui não é barato. De avião ou embarcação, tudo vem de fora. Há também uma taxa de permanência e o ingresso ao Parque Marinho, além da hospedagem, alimentação e das atividades de lazer. Mas foi, com certeza, um dos melhores investimentos que já fiz na vida e voltarei a fazer. Esse lugar recompensa em dobro por suas belezas e momentos únicos!

Neste cenário, localizada na Baía do Sueste, a Pousada Maravilha, me acolhe e me encanta durante minha estada na Ilha. Como fui acompanhada e o clima era de romance, escolhi um dos 05 bangalôs. Com 54 mts2, são mais privativos, possuem conforto absoluto e uma vista privilegiada para a Baía, com direito a varanda e ofurô com hidromassagem. Além do pacote romântico de 5 dias e uma série de privilégios, tais como: decoração especial, café da manhã servido na minha acomodação, Ofurô ligado aguardando a minha chegada, uma Champagne Moet Chandon gelada, Massagem para nós dois, um Jantar degustação no Restaurante Maravilha na 1ª noite e o mais incrível, um Passeio de barco com catering (água, espumante e sanduíches) no pôr do sol. Nem preciso dizer mais nada…

Uma segunda opção de hospedagem são os apartamentos com mezanino, perfeitos para famílias ou grupo de amigos. Estes também são completos, confortáveis e possuem varanda com vista para a linda Baía do Sueste.
Não posso deixar de citar a gastronomia. Apesar de toda a dificuldade inerente ao abastecimento de insumos quando se trata de um ilha, aqui na Maravilha, a comida é uma maravilha!!! No cardápio, pratos de frutos do mar – moquecas, peixes frescos e um tal de camarão crocante deixam hóspedes e visitantes felizes. Estes últimos precisam de reserva previa, pois o lugar é disputado, pois aqui se come rezando e olhando a linda e perfeita paisagem da mãe natureza, um presente de Deus aos que tem o privilégio de ali estar!

Algumas curiosidades e informações:
- Na ilha, é sempre horário de verão.
- Na lista das 10 Praias mais bonitas do Brasil, 03 estão aqui – Praias do Sancho, dos Porcos e do Leão.
- A ilha é pequena, tem apenas 17 quilômetros quadrados.
- Aqui tem a menor rodovia federal do país, a BR-363, com apenas 06 km.
- É um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho de cilindro.
- A Pousada Maravilha não aceita crianças abaixo de 08 anos.
- Todas as atividades no arquipélago estão sujeitas as regulamentações, mesmo na áreas que não fazem parte do Parque Nacional Marinho. Mantenha informado ao agendá-las.

Dicas de lazer:
- A ilha dispõe de ótimas empresas de locação de bugre. Alugue um e curta as maravilhas de lá.
- Prancha submarina – Uma experiência super divertida que irá proporcionar a você, segurando uma prancha, conhecer o fundo do mar sendo rebocado por embarcação.
- Trilha da Atalaia – Mergulhe entre corais, peixinhos coloridos e outros animais na piscina natural que se forma na maré baixa. Acompanhamento de guia credenciado, sendo necessário agendamento prévio.
- Trilha Aquática do Sueste – Mergulho com snorkel na Baía do Sueste, acompanhado por um guia. Na maré alta, a chance é grande de ver tartarugas e pequenos tubarões.
- Projeto NAVI – Um passeio em embarcação de fundo transparente para observar a paisagem submarina, como em uma fascinante expedição científica, com explicações sobre o ecossistema.
- Pesca esportiva. São três modalidades: currico (linha arrastada pelo barco em movimento), caída (motor parado e linha no fundo) e fundo (barco ancorado e linha no fundo).
- Mergulho – Todas as opções incluem roupa, colete e regulador.
- Batismo – Um instrutor leva quem nunca mergulhou a conhecer o fundo do mar. Há uma aula sobre o uso de equipamentos e normas de segurança.
- Noturno – Apenas para mergulhadores credenciados.
- Credenciado – Saída com dois mergulhos em dois diferentes pontos da ilha.
- Exclusivo – Frete uma embarcação, com instrutores à sua disposição.