Conheça o Paço do Frevo, em Recife.

Paço do Frevo Foto: Monica Barros

Por: Monica Barros

Tem certas coisas que me fazem muito feliz. Conhecer as riquezas do nosso Brasil, por exemplo, é uma delas. Tanta história, tanta diversidade cultural, tantas características marcantes em cada Estado do país…

Paço do Frevo Foto: Monica Barros
Paço do Frevo
Foto: Monica Barros

E se prestarmos bem atenção, veremos que as maiores riquezas são as de origem simples da nossa gente. Recife sabe bem disso e tem alguns dos museus mais incríveis sobre a nossa cultura. O Paço do Frevo é um deles.

Paço do Frevo Foto: Monica Barros
Paço do Frevo
Foto: Monica Barros

Inaugurado esse ano no Bairro do Recife o Paço do Frevo, centro de referência dessa manifestação cultural, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012, tem como objetivo reverenciar essa dança típica do Brasil. A história dela está contada nas paredes do Paço, aproximando os brasileiros e demais visitantes a essa cultura tão vibrante do Nordeste.

No prédio onde está instalado, que faz parte do complexo turístico das cidades de Recife e Olinda e tombado pelo IPHAN, estão três aspectos do frevo: produção, memória e divulgação. Um museu interativo e um verdadeiro templo do Frevo, que merecia mesmo um local dedicado a ele.

Paço do Frevo Foto: Monica Barros
Paço do Frevo
Foto: Monica Barros

O Paço conta toda a história desse ritmo de dança através de uma linha do tempo. Os excelentes e jovens guias explicam aos visitantes a origem dessa característica cultural da região. Muito moderno e envolvente, o museu abriga no terceiro andar uma sala linda, com um visual incrível que toma conta de todo o salão, com brasões dos grupos de frevos espalhados por todos os lados.

Paço do Frevo Foto: Monica Barros
Paço do Frevo
Foto: Monica Barros

Os olhos ficam atentos a tudo no interior do museu, já que cada cantinho, até mesmo o piso do prédio, exibe a cultura pernambucana com orgulho. Uma atração cultural imperdível para quem visita Pernambuco, que através do museu pode entender de onde vem os movimentos tão vibrantes que dominam as ruas e ladeiras de Recife e Olinda durante o carnaval!

Vale muito a pena conhecer!

Se você gostou da minha dica e deseja conferir mais sobre minhas andanças pelo Brasil e o Mundo, basta acessar o www.letouristeblog.com. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *