O Refúgio Mamanguá, uma pousada muito especial que integra o Circuito Elegante, fica num verdadeiro santuário ecológico. Está cercada de água e o acesso até ela só é possível através de barco. É verdadeiramente um local de refúgio, para desconectar do ritmo da cidade grande e se integrar a natureza.

De tradição caiçara, a vida por ali é simples, mas o conforto é grande. A pousada é aconchegante, com um quarto rústico que oferece tudo o que o hóspede precisa, como uma ótima cama, um chuveiro potente, e uma varanda com rede para admirar o mar.

E por ser o mar o grande anfitrião, as maiores atrações desse estabelecimento são as atividades aquáticas. A pousada aposta forte nas atividades no mar. Incluídas na diária, as canoas canadenses são um convite a um passeio contemplativo. Remar pela costa da pousada até quase o fim do Saco do Mamanguá exige pouco esforço (se não estiver ventando forte, é claro), e o passeio nos presenteia com várias prainhas desertas no trajeto.

Um verdadeiro luxo poder ter a nossa disposição essa canoa a qualquer hora do dia pelo tempo que desejarmos. Dá para remar sem pressa, para onde bem entender, demorar um pouquinho mais numa praia aqui outra ali, e realmente desfrutar da natureza.

Uma dica da pousada é usar a canoa para chegar até alguns restaurantes locais. A maior parte deles pode ser acessada por trilha também, que parte da área que fica atrás da sede principal do Refúgio. Mas a grande pedida é durante o passeio pelo mar seguir até algum desses restaurantes caiçaras, que são tocados pelos próprios pescadores e moradores do Saco do Mamanguá, e aproveitar para almoçar. Certamente depois de uma refeição autêntica assim, os hóspedes têm as forças renovadas para continuar remando por onde a canoa os levar…