Se você leu meu último artigo, saberá que este é mais um capítulo de minha retrospectiva de viagens realizadas neste ano, em busca dos melhores destinos e elegantes estabelecimentos de hospedagem e gastronomia do Brasil.

Já contei do Sul ao Sudeste e ainda nesta região, passo uns dias na Serra Fluminense, onde retorno a dois estabelecimentos que no passado foram quase uma segunda casa, ficaram fechados por um tempo curto e este ano retornam ao Circuito Elegante. Estou me referindo ao Parador Santarém e Locanda della Mimosa. Adoro os dois e a proximidade do Rio de Janeiro, faz destes dois ícones da hotelaria nacional, um oásis perfeito para me refugiar, sempre que preciso de uma merecida pausa.

Da serra, sigo pela BR 040 para Minas Gerais, lugar repleto de histórias e arte. Como carioca que sou, nos últimos anos meu roteiro por essa região sempre se resumiu as conhecidas e também amadas – Tiradentes, São João del Rey e Ouro Preto. Adoro as três, sem predileções, mas esse ano decidi fazer como os mineiros da Capital e conhecer um pouco mais o seu entorno. Além de Inhotim, com seu museu de arte a céu aberto de beleza impressionante, estive também em Lavras Novas e na Serra do Cipó.
Lavras Novas é um dos lugares mais lindos que estive nesse ano. Distrito de Ouro Preto, esse pequeno vilarejo parece que se perdeu no tempo de tão mágico que é. É neste cenário que encontro uma pousada chamada Loft da Serra. Seus proprietários e idealizadores me recebem como quem recebe um hóspede da família, com simplicidade e elegância – Seja bem-vinda, você chegou em casa! E de fato foi assim.

Aqui são vários lofts, cada qual com um tema diferente. Todos confortáveis, belos, completos. Tem banheira, tem cozinha, tem mesa, cadeiras, sofás. A decoração possui peças garimpadas pelo casal e dão o tom à temática de cada um deles. Meu Loft foi o Bossa Nova. Encontrei nele objetos que me remeteram a essa áurea época, desde uma geladeira antiga vermelha, transformada em guarda-roupas, até um gramofone. A Pousada ainda conta com os lofts Minas Gerais, Toscana, SoHo, Estrada Real, Provençal e Flat. Cada um com características únicas e super elegantes.
Na Serra do Cipó, encontro um sítio pousada com nome de Capim do Mato, comandado por Moreno e sua mãe. E vamos combinar, poder ter a mãe cuidando de cada detalhe é um privilégio!

Pois bem, esse lugar é um espetáculo. Cinco Suites cercadas de elegância, conforto e privacidade; Uma linda piscina com vista para as montanhas; Um SPA assinado pela marca francesa de cosméticos L’Occitanne, que combina ingredientes naturais, tecnologia e terapias tradicionais para proporcionar uma verdadeira viagem sensorial. Tudo isso literalmente no meio do mato, em um lugar lindo e abençoado pela natureza.
Saio de Minas e vou para a Bahia, que de tão grande é quase uma região a parte. Suas belezas e possibilidades fazem deste estado, único. A Bahia sempre me convida e nunca rejeito seus chamados. Sua gente, suas águas, cenários, cores e seu acarajé, que adoro… Se você quer ser feliz, sorria é vá para a Bahia!

Em Maraú, na Ponta do Mutá, conheci a Villa Balidende, uma pousada de arquitetura premiada e que mistura a exoticidade oriental de Bali ao tempero baiano do dendê. Não podia ter resultado melhor, uma pousada elegante, pequenina e de beleza especial. São tantos os seus predicados, que ela não poderia estar em outro local que não fosse esse. Estar em Maraú é uma benção, e poder ficar na Vila Balidende, um privilégio.

Outra Vila que merece destaque é a do Terravista. Localizada no complexo de mesmo nome, por cima de uma dos outeiros de Trancoso, sul de Porto Seguro. Aqui, belas casas decoradas em estilo praiano e com uma arquitetura elegante, estão dispostas de forma a garantir privacidade aos seus hóspedes. Fiquei neste lugar por um par de dias e confesso que desde o primeiro instante me senti proprietária de uma linda casa, com direito as mordomias caseiras de arrumação, limpeza e um farto e delicioso café da manhã.

E um pouco mais ao norte de Porto, já em Santo André, descubro o Campo Bahia. Um novo hotel que foi sede da delegação da Alemanha na última Copa do Mundo. Dizem até que esse detalhe contribuiu para fazer desta equipe, a campeã do mundo. Seguindo o modelo de casas, no Campo Bahia essas possuem 4 ou 5 suítes. Dispostas a beira-mar, são dotadas de conforto e arte. Uma piscina e um restaurante sem paredes completam a estrutura para dias especiais.

Em Alagoas chego ao Jatiuca, um resort que está totalmente renovado para receber famílias em plena capital alagoana. Aqui encontro além de conforto, sol, praia e piscina, muita recreação e lazer para garantir a alegria das crianças e de seus pais. E vamos combinar que não há nada mais divertido e completo para ir com a família inteira do que um resort. Se este for à beira-mar com águas perfeitas do nosso Nordeste, torna tudo ainda muito melhor!
E daqui sigo até Alta Floresta, berço de uma natureza ainda intacta, que abriga o Rio Cristalino e em suas margens um Eco-Lodge de mesmo nome. Um lugar para ir com calma, sem hora para voltar. Onde o barulho da selva encanta. Onde animais silvestres vivem uma vida distante daquela que estamos acostumados. Um dos lugares mais belos que já tive o privilégio de estar. Conheça o Cristalino Lodge, pois ele mudou minha percepção sobre o planeta Terra e me encantou de tal forma, que ficou difícil partir.

Termino meu diário de 2015 com um convite da maior importância: Que tal conhecer mais o nosso país?! Se você não sabe por onde começar, clique aqui e confira alguns dos destinos mais elegantes do Brasil.
Não se esqueça de me seguir no Instagram e acompanhar o Circuito Elegante em todas as redes sociais – Twitter, Instagram & Facebook – para dicas diárias de destinos elegantes espalhados pelo Brasil!