Trilhas na Cidade Maravilhosa.

Vista do Morro Dois Irmãos - Foto: Reprodução Internet

Por: Renata Araújo

O Rio de Janeiro é cheio de paisagens deslumbrantes que encantam não só aos turistas mas também aos cariocas. E para te ajudar a conhecer um pouco mais desses “encantos mil” da cidade maravilhosa, vamos falar sobre algumas trilhas incríveis que você precisa conhecer.

Trilha da Urca

Trilha da Urca – Foto: Reprodução Internet

Você não precisa necessariamente chegar ao Morro da Urca de bondinho. Através de um acesso feito pela Pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha, você consegue acesso a trilha da Urca, que tem duração de 30 a 40 minutos e é considerada um percurso leve e fácil. Lá em cima você pode admirar um pouco mais a paisagem e depois escolher entre comprar o ingresso e subir até o Pão de Açúcar – que é sempre uma boa pedida – ou descer de volta à praia e curtir o mar.

Morro Dois Irmãos

Vista do Morro Dois Irmãos – Foto: Reprodução Internet

Com uma vista que contempla toda a orla da Zona Sul do Rio, a Trilha do Morro Dois Irmãos tem início no Vidigal. Para chegar nela você precisa seguir até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal, de onde começa o trajeto. A melhor opção para o acesso é pegar um moto-táxi ou uma Kombi na entrada da comunidade.

São 1,5km de trilha em 40 minutos de trechos, alguns um pouco íngremes, mas nada tão difícil. Chegando no topo, conseguimos ver também a Floresta da Tijuca, Rocinha, as Ilhas Cagarras e Niterói.

Pedra da Gávea

Pedra da Gávea – Foto: Reprodução Internet

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo! A trilha é longa e pesada, e tem duração de no mínimo 3 horas. O ponto crítico é conhecido como a Carrasqueira, um paredão de 30m de altura, quase reto. É preciso muita disposição e habilidade!

São 844 metros de altura que valem o esforço afinal, a vista é uma das mais bonitas do Rio, já que tem vista panorâmica de toda a orla da Zona Sul e também da Zona Oeste, além das montanhas da Floresta da Tijuca. O acesso pode ser feito no final da Estrada do Sorimã.

Pedra do Telégrafo

Pedra do Telégrafo – Foto: Reprodução Internet

E não poderíamos falar das trilhas sem citar a Pedra do Telégrafo. Com certeza você já viu aquela foto clássica, de alguém se segurando na pedra, como se estivesse à beira do abismo. Essa foto é na trilha Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba.

O trajeto começa na escadaria do lado da Igreja Nossa Senhora das Dores, com acesso através da estrada Roberto Burle Marx e são cerca de 35 minutos de caminhada, com alguns pontos íngremes e mirantes com vista para a Restinga de Marambaia.

Pedra do Telégrafo – Foto: Reprodução Internet

O mistério é que embaixo da pedra tem uma elevação, então é possível encostar os pés no chão. Na hora de tirar a foto, a impressão é de que a pessoa está pendurada. O ideal é ir bem cedo ou em dias de semana, pois o local costuma ficar cheio e com filas para foto.

Agora que você pegou algumas dicas, separe roupas confortáveis, um bom tênis, repelente e protetor solar. Não se esqueça também de levar água e algumas comidinhas, como frutas ou barras de cereais. Mantenha-se hidratado, pois o calor do Rio não é fácil! Depois, é só aproveitar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *