Por: Ana Maria Junqueira
Jericoacoara é um vilarejo com ruas de areia, comércio local e restaurantes bem charmosos. Hoje darei dicas para você aproveitar ao máximo esse pedacinho de paraíso!

O QUE FAZER
Duna do Pôr do Sol: Como o nome sugere, é o melhor ponto para apreciar o maravilhoso entardecer de Jeri. Fica na praia de Jericoacoara e basta uma caminhada curta para chegar até a duna.

Centrinho de Jericoacoara: O centrinho é vivo, cheio de gente em qualquer época do ano. Vale dar uma volta (ou muitas) no fim de tarde e à noite, quando os restaurantes e bares convidam a curtir a música e a boa comida.
Tatajuba: A antiga Tatajuba foi engolida pela areia entre as décadas de 70 e 80. Os ventos incessantes traziam verdadeiras tempestades de areia dia após dia, invadindo e bloqueando casas.
O passeio de buggy a Tatajuba vale pela história e também pela paisagem. No caminho, pausa para notar que parte da duna está se petrificando!

Quem quiser encarar o esquibunda pode fazê-lo aqui, em uma duna de cerca de 90 metros de altura. Na volta, dá para se apoiar na cordinha que auxilia a subida ou então retornar de quadriciclo.
Não deixe de terminar o passeio com almoço no Laguinho da Torta, na barraca Brisa da Lagoa, e tirar a tradicional foto em uma das redes de nylon na água.
Lagoas Azul e do Paraíso: O passeio pelas lagoas não é demorado e vale a pena pela beleza natural. O trajeto é feito de buggy e passa pelas dunas do Parque Nacional de Jericoacoara. Entretanto, não espere paisagens desertas, pois os turistas já descobriram essas maravilhas e as visitam em massa, principalmente aos finais de semana e na alta temporada.

ONDE COMER
Tamarindo: Um dos restaurantes mais renomados de Jericoacoara, o Tamarindo tem uma ótima seleção de peixes e frutos do mar. Aproveite a noite para provar a tangeroska, drink frozen de tangerina. É a cara de Jeri! Fica na Rua Ismael, Praia de Jericoacoara.

Lagosteiro: A especialidade são as deliciosas lagostas do Ceará. Os pratos servem duas pessoas e a lagosta que leva o nome da casa é, sem dúvida, uma opção que agradará os mais exigentes paladares. Está localizado na Rua do Forró, em Jericoacoara.

Bistrôgonoff: Como o nome sugere, o carro chefe é o strogonoff. As variações são de carne, frango e camarão e servem duas pessoas. É um dos restaurantes mais antigos e conhecidos de Jeri. Fica no Beco do Guaxelo, 60, em Jericoacoara.
Naturalmente: Reserve uma noite para degustar o menu extenso e variado de crepes. Salgados e doces têm massa bem fininha e crocante. Localizado na Rua da Praia.

ONDE FICAR
A passos da Duna do Pôr do Sol, de frente para a praia, Vila Kalango é a pousada mais charmosa de Jericoacoara, com ótima localização e conforto para curtir a vida agitada de Jeri.
São 24 bangalôs, apartamentos e palafitas – essas últimas as que têm mais espaço e as melhores vistas, por estarem no alto.

As acomodações têm uma cama de casal e varanda. As palafitas têm ainda mais duas camas de solteiro e duas varandas com rede, uma na frente e outra nos fundos do bangalô.
Por toda a área da pousada estão espalhados lounges, redes, sofás, camas… Materiais locais e estofados de chita dão o tom a cada detalhe. É um ambiente bem convidativo para curtir a brisa cearense e não querer mais voltar pra casa.

A piscina é toda revestida de pastilhas vermelhas. À sua volta, estão as espreguiçadeiras embaixo da sombra criada a partir de um gazebo. Dá para pedir petiscos à beira da água e todos os dias o drink do pôr do sol é cortesia.
O café da manhã é variado, com tapioca (claro!), ovos, cereais, frutas, pãezinhos e bolos que mudam diariamente. E a vista para o mar é para já começar bem o dia!

O restaurante da Vila Kalango serve almoço e jantar e é aberto para o público. No menu, uma ótima combinação entre pratos locais e da cozinha italiana. Não deixe de provar o espetinho de queijo coalho com mel e castanhas e o delicioso fettuccine com frutos do mar, um prato clássico italiano com as iguarias fresquinhas do Nordeste.
A pousada tem ainda duas tendas de massagem, inclusive para casais. A massagem relaxante é revigorante e eu recomendo!

Vale dar uma espiada na lojinha da pousada, que tem uma ótima seleção de saídas de praia, vestidos, chapéus, bolsas e outros itens produzidos localmente, de muito bom gosto. Comprei um chapéu lindo lá.
Se você gostou e deseja saber mais, basta clicar aqui. Lembrando que este estabelecimento integra o Circuito Elegante, uma associação de viajantes exigentes, os quais têm benefícios exclusivos, além de pontos no Programa Privilégio. Se você ainda não é um associado, solicite através do magariblu@circuitoelegante.com.br. É totalmente gratuito!
Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil. Acompanhe-a nas redes sociais para ter mais dicas de destinos elegantes espalhados pelo Brasil e pelo mundo: Facebook / Instagram / YouTube!
–