O almoço estava marcado para as 13h00. Iria conhecer um novo restaurante, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Convidei uma amiga jornalista, que também possui um blog de viagens, life style e gastronomia e por assim ser, adora incursões pelo universo da alta gastronomia. Renata Araujo é seu nome e assim como eu, também teceu seus comentários os quais indico aqui a leitura.

E assim foi. Encontramo-nos à porta de um pequenino Bistrot, belamente instalado em um sobrado do séc. XIX (construção de 1883), que nos levou a imaginar estarmos em um legítimo Bistrot parisiense, agora em terras tupiniquins, mas sob o comando de um chef igualmente francês, discípulo de Paul Bocuse. Não por acaso, David Jobert comanda, desde 2001, a equipe brasileira que anualmente participa do Bocuse d’Or (a mais prestigiada competição de gastronomia do mundo).
David Jobert com seu L’Atelier du Cuisinier tem três grandes paixões, a primeira e também motivo de sua vinda para o Brasil, é sua esposa brasileira, na sequencia, a culinária e suas diversas possibilidades de encantar pelos aromas e sabores que um legitimo chef pode proporcionar com sua arte e a terceira, o Brasil e seus exóticos ingredientes, os quais somados a um cardápio francês, ganha toques especiais e únicos nas suas criações.
Ao entrar na casa, me surpreendo com o tamanho diminuto, de uma delicadeza sem par. Nas paredes, fotos, menções, prêmios e diplomas, de uma trajetória na arte da boa mesa. No salão de 24 lugares, todas as mesas já estavam ocupadas, a exceção de uma, que com uma placa de reservada, nos aguardava.
Uma equipe de primeira estava a postos, desde o salão até a cozinha aberta, de onde saiam pratos de um cardápio diário, sempre com três opções de escolha, mas com a garantia de total qualidade e frescor dos ingredientes selecionados e adquiridos pelo próprio Chef. “Aqui a ideia é surpreender a cada dia”, garante Jobert.

Sua equipe, proporcional ao tamanho da casa, com apenas quatro pessoas – dois na cozinha, chef e sous-chef, dois no salão, garçom, e maitre – possuem um serviço impecável na forma de receber e servir seus clientes, formados em sua maioria por “habitues” e por gente como nós, sempre em busca do melhor da gastronomia, esteja ela onde estiver…
Em paralelo, David Jobert cuida de tudo. Com seus olhos atentos, de quem não descuida um minuto dos detalhes que fazem a diferença de seu lugar. Apesar de tantas incumbências, David nos deu uma atenção sem medidas, incluindo ai uma champanhe gelada, trazida à mesa pelo próprio e não se deixando para trás a sua própria “flute”, para juntos brindarmos o momento especial.
E sempre que me encontro diante de uma novidade neste segmento, deixo minhas escolhas nas mãos do chef, com um desejo implícito de que ele me surpreenda. Fato este que se tornou realidade.
Vou contar com detalhes e tenho certeza absoluta de que se você chegou até aqui e ainda não conhece o Atelier du Cuisineur, com certeza não demorará para reservar seu lugar ali. Importante mencionar que a casa só abre dias de semana e apenas para o almoço.

Começamos com pães bem quentinhos, azeite e sal. Na sequencia, uma saborosa sopa de brócolis com alho crocante. Segui com um fricassé de peixes e frutos do mar ao molho bisque, acompanhado de arroz Proibido. Minha amiga Renata escolheu um risoto de alho porró com fricassé de camarão, que me confidenciou estar bem cremoso e com camarões de verdade, acompanhado de uma trilogia de salada composta de tomate seco e mozzarela de búfala, salmão marinado com camarão e saladas de folhas com lombo canadense.
A sobremesa foi compartilhada – sorvete de iogurte com frutas vermelhas, creme brûlée de chocolate com doce de limão e torta de tiramisú, que segundo Renata, é uma combinação que consegue agradar chocólatras, amantes de sabor azedinho e fãs da pâtisserie francesa. Literalmente, uma delicia!
Por fim, um café, fotos com o chef e a promessa de voltar. Além de valores justos na conta. O que está fora de moda nos dias de hoje.
E onde fica o L’Atelier du Cuisinier? Não espalhe para todos, apenas para os amigos mais chegados, na Rua Teófilo Otoni, 97. No coração da cidade maravilhosa. Voilá!
Este estabelecimento integra o Circuito Elegante.
Para saber mais, acesse: www.circuitoelegante.com.br/restaurantes/latelierducuisinier
Concierge Circuito Elegante – (21)2217-4850 ou 0800 282 0484
E os preços, como são ?