Vale do Café, no Rio de Janeiro: História, romance e muita natureza!

Por: Monica Barros

Passei um fim de semana de outubro numa das regiões mais históricas do Rio de Janeiro, o Vale do Café.  Em 1 hora e 40 minutos chega-se lá, apesar de que, quem não conhece bem o caminho pode levar um pouco mais de tempo para chegar. O que não chega a ser um problema, já que na estrada podemos apreciar a bela vista das montanhas, passamos por algumas fazendas coloniais e já vamos entrando no clima de volta ao passado que o lugar inspira. Para se ter uma ideia, boa parte da rodovia corre bem ao lado do Rio Paraíba do Sul, nos fazendo lembrar o quão rica essa região já foi.

 

Barra do Piraí  - Foto: Monica Barros
Barra do Piraí – Foto: Monica Barros

 

O Vale do Café é composto por cidades como Vassouras, Barra do Piraí, Valença, Paty do Alferes, entre outras. Fica totalmente imersa na natureza, cercada por montanhas, cachoeiras e muito verde como painel de fundo. Trilhas moderadas também são feitas no local, geralmente com guias que conhecem a área.

 

Vale do Paraíba - Foto: Reprodução Internet
Vale do Paraíba – Foto: Reprodução Internet

 

Nos 3 dias que passei lá, o tempo não estava muito firme, e com a chuvinha que caía não foi possível conhecer nenhuma cachoeira. Mas tínhamos a presença constante de um riacho que corria devagarinho e nos dava de presente aquele barulhinho gostoso de água corrente. À noite, o curioso era ouvir a cantoria de sapos e grilos, muitas vezes tão altos que mais parecia uma sinfonia. Esse é o tipo de coisa que busco ao viajar para lugares assim e acho uma delícia prestar atenção na natureza ao redor, afinal, na cidade grande a gente nem sabe o que é um grilo!

 

Fazenda do Secretário  - Foto: Monica Barros
Fazenda do Secretário – Foto: Monica Barros

 

Lugares assim, afastados dos centros urbanos, são perfeitos para o clima de romance. Nada melhor do que ficar alguns dias com seu namorado, noivo ou marido num cantinho charmoso rodeado de verde, com uma lareira para aquecer (mesmo em outubro, a temperatura à noite caiu bem e deixou tudo ainda mais aconchegante!) e um bom vinho para acompanhar.

Além do contato com a natureza e a chance de comer produtos regionais e artesanais, essa região tem dois grandes atrativos. Um deles é a música e a poesia, o que atrai muitos turistas principalmente para Vassouras e Conservatória, onde grupos de violeiros e seresteiros fazem a graça do lugar desde 1938 entoando cantigas de amor. Ao passar por essa área, várias placas com trechos de poesias e de canções estão espalhadas pela beira da estrada. Como não se encantar?!

 

Vale do Café - Foto: Monica Barros
Vale do Café – Foto: Monica Barros

 

A outra atividade muito procurada no Vale é a visita às fazendas de café, como a Galo Vermelho em Vassouras, que nos mostram um pouco como era a vida na época dos grandes Barões. Eram eles quem ditavam os rumos da economia do Brasil. Nessas fazendas, localizadas em vastas propriedades de terra, também haviam as senzalas, uma parte triste de nossa história. Mas é importante observar durante a visitação os resquícios desse tipo de lugar, para termos consciência do que foi o Brasil e do quanto devemos fazer para reparar todos os absurdos históricos.

 

Fazenda Galo Vermelho  - Foto: Monica Barros
Fazenda Galo Vermelho – Foto: Monica Barros

 

O café era um produto tão forte e importante, que em Santos existia a Bolsa do Café, que funcionava exatamente como a Bolsa de Valores dos tempos atuais. Essa Bolsa virou um museu super interessante, e também vale a visita para quem for passar por essa cidade.

São oportunidades como essa que permitem que a gente reviva e aprenda mais sobre a história de nosso próprio país. Nada melhor do que estar num local histórico para entender melhor o que se passou e sua importância. Tudo isso feito de forma muito gostosa, num fim de semana que pode ser ao mesmo tempo romântico, saudável e culturalmente enriquecedor!

Monica Barros é jornalista, colaboradora em vários sites de viagem e autora do blog Le Touriste ( letouristeblog.com). Acompanhe-a nas redes sociais para ter mais dicas de destinos elegantes espalhados pelo Brasil e o mundo: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *