Véu da Noiva no Parque Nacional do Itatiaia.

Por: Monica Barros

Quantas cachoeiras chamadas Véu da Noiva temos no Brasil? Fiquei curiosa em fazer essa pesquisa depois de visitar mais uma com esse nome. Mas na verdade não importa quantas sejam, para ganhar esse nome é porque certamente apresentam beleza exuberante.

Cachoeira Véu da Noiva – Foto: Monica Barros

Estive recentemente no Parque Nacional do Itatiaia, a cerca de duas horas do Rio de Janeiro. A cidade de Itatiaia é pequena e não oferece grande infraestrutura, a grande atração é mesmo a natureza. Todos ali estão em busca de belas cachoeiras, e são muitas na região, já que as cidades vizinhas, como Penedo e Visconde de Mauá, também têm uma porção delas.

Cachoeira Véu da Noiva – Foto: Monica Barros

É fácil chegar até o Parque Nacional do Itatiaia pois há boa sinalização. Uma vez lá dentro, o visitante pode escolher visitar todas as atrações ou apenas algumas delas, a circulação pelo interior do parque fica a nosso critério. Porém, dependendo das condições climáticas pode ser que alguma cachoeira esteja interditada à visitação. Tivemos sorte e pudemos fazer a trilha que leva até a cachoeira do Véu da Noiva, a maior do parque com 40 metros de altura.

Cachoeira Véu da Noiva – Foto: Monica Barros

O caminho não é difícil mas pode apresentar alguns desafios para os menos experientes, pois alguns trechos são mais íngremes e escorregadios, outros mais estreitos, e outros bem tranquilos com uma escada para auxiliar. O bom é estar justamente imerso na natureza, ouvindo o barulhinho das quedas d’água ao longe, passando sobre pedras no rio e abaixo de pedras também.

Cachoeira Véu da Noiva – Foto: Monica Barros

E então, quando saímos de uma espécie de túnel, a recompensa. A grande cascata se descortina em nossa frente, nos deixando agradecidos por ter chegado até ali. O Véu da Noiva fica numa clareira no meio da mata, o que parece torná-la mais mágica. Um verdadeiro véu despencando do alto em camadas finas, lindo de se ver. Quem quiser pode se ajeitar por ali mesmo e se banhar. Não chega a formar uma grande piscina na sua base, mas dá para entrar na água. Sempre atento, é claro, à força da queda e de olho no tempo, pois se começar a chover é preciso deixar a área.

A natureza do Parque Nacional de Itatiaia é muito rica, um verdadeiro presente. Dentre todas as suas atrações, sem dúvida essa cachoeira é seu maior cartão de visitas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *