Ainda em Minas…

E ainda em Minas, fui visitar a bela Tiradentes, tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938, e que graças a isto, mantem-se resguardado o seu conjunto arquitetônico, como também áreas de seu entorno paisagístico, especialmente a imponente Serra de São José com agradáveis cachoeiras e vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Tiradentes encanta a todos e já estive por lá algumas vezes e a cada vez, mais eu gosto de andar por lá. O turismo é a principal atividade e é grande o numero de pousadas e restaurantes. Os eventos também tem um papel importante e durante todo o ano é possível ver o grande movimento de visitantes. Em janeiro tem o Festival de Cinema, em fevereiro o Carnaval toma conta das ruas, em março se abre para os fotógrafos, em abril, além da Semana Santa, acontece a Semana de Arte e inconfidência, em maio e junho, acontece a festa da Santíssima Trindade, que atrais milhares de fiéis e mostra que Tiradentes ainda preserva muitas tradições católicas. Em julho as ruelas se enchem de motos, no grande encontro de motociclistas – a Bikefest. Em agosto acontece o Festival Internacional de Gastronomia, com Chefs renomados espalhados nos diversos restaurantes da cidade onde a química entre temperos resulta em pratos inigualáveis. Setembro é o mês de artesanato, outubro tem a maratona Duathlon, novembro a cidade se enche de Jazz. Ufa, é tanta programação que só de listar cansa… Mas isso é para dar uma mostra de que a pequena cidade de Tiradentes ferve nos doze meses do ano.

 Mas vamos ao principal, pois minha função é a de falar dos hotéis e restaurantes. Brisa da Serra é o nome que me encanta! Rita é a feliz proprietária, que conseguiu reunir em um só lugar; a beleza, a rusticidade, o conforto e a elegância. Ao chegar se sente logo o perfume no ar. São as macelas que servem de forração ao telhado, misturando criatividade e bom gosto.  A Serra de São José, um dos cartões postais da cidade, está ao fundo e impressiona com sua imponente beleza. Sentar-se ao jardim e ficar ali por horas contemplando a Serra já vale a estada. Os quartos são espaçosos e dotados de muito conforto e carinho. Travesseiros de plumas, dosséis sobre as camas altas com colchas de crochê.  O café da manhã não tem hora para terminar; bolos, tortas, geleias, pães caseiros… Parece que foi feito pela vovó.

Tiradentes tem também uma vasta gastronomia. Prefiro sempre em minhas viagens buscar os temperos e ingredientes locais. O Leitão do Luiz Ney é famoso internacionalmente e recomendo fazer reserva com antecedência.  O Pau de Angu e a Estalagem do sabor são excelentes pedidas para uma comida mineira caprichada e gostosa. À noite, o Tragaluz é uma excelente pedida, com um cardápio que parece com literatura de cordel, ambiente a luz de velas e uma gastronomia que reúne sabores internacionais, com ingredientes mineiros.

No mais, um passeio de trem até a simpática São João Del Rey, uma visita às belas igrejas do sec XVIII, uma ida a cachoeira do Bom Despacho, uma banho nas Águas Santas e umas comprinhas nas varias lojas e casas de artesanatos, fazem desta cidade um local mais que especial para uns dias, seja com a família, com os amigos ou mesmo sozinho, pois a hospitalidade mineira estará lá para tornar sua visita muito especial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *