Tiradentes é um lugar para ir sem pressa. Lá tem história e gente hospitaleira, tem fogão à lenha e gastronomia requintada, tem obras de arte e muito artesanato, tem um lado rural, mas tem sofisticação, tem um Brasil colônia e tesouros barrocos, tem café coado e pão de queijo.

Mas diferente da pompa de outras cidades históricas, Tiradentes traz a simplicidade de uma vila e uma alegria própria indescritível, que a tornou um dos destinos mais cobiçados por gente interessante em busca de momentos igualmente interessantes e por assim ser, felizes.
A cidade fervilha o ano inteiro. Além das datas comemorativas e feriados, tudo em Tiradentes conclama para este estado, tanto é que existe um calendário com os eventos já consagrados e que ocorrem anualmente. Assim sendo, programe-se!
A avenida principal parece saída de contos de história. Suas casinhas coloridas com um comércio variado vendendo um pouco de tudo: arte sacra, bordados, fuxicos, móveis, artesanatos… Uma atração à parte. Charretes passeiam com turistas. A Maria Fumaça leva e trás gente entre a cidade e sua vizinha São João del Rey. A linda vista do entardecer frente a Serra de São José. As igrejas. Os paralelepípedos, a linda Fontana, a praça…

E neste cenário encontro uma nova Pousada, apropriadamente chamada de Oratório. Um santuário de elegância, bom gosto e bem servir. Ao todo 11 suítes confortáveis, com detalhes pensados para surpreender o mais exigente dos viajantes. Um lugar imaginado e planejado nos mínimos detalhes por um casal mineiro, cujo sonho era viver em lugar especial, cercado de pessoas com o mesmo sentimento e gosto. Pois a cidade atrai para si gente que sabe valorizar a simplicidade com elegância, bom gosto e uma porção generosa de cultura.
E se eu lhe inspirei para a sua próxima viagem, anote ai mais algumas dicas imperdíveis…
Para comer:
Pela manhã – Visite Chico Doceiro mexendo o tacho de doce de leite e aproveite para comprar seus deliciosos canudinhos.
No almoço – O Viradas do Lago com sua autêntica comidinha mineira.
No jantar – Theatro da Villa, onde os associados do Circuito Elegante possuem privilégios e para mim uma das melhores gastronomias do país.
Para se encantar:
À tarde – com um passeio de charrete com direito ao pôr do sol no alto do morro em frente à Igreja São Francisco de Paula.
À noite – Com a apresentação de som e luz na Matriz de Santo Antônio. A igreja, ricamente adornada e com trabalhos atribuídos a Aleijadinho, promove uma espécie de roteiro narrado e gravado por Paulo Goulart ou ainda ver a cidade todo iluminada em um passeio de Jardineira e escutar alguns fatos curiosos contados pelo motorista e guia Luiz Fernando. Reservar. Tel. (32) 9948.2370.

Para comprar:
Artesanato – Em Bichinho, a 8 km de Tiradentes. É o lugar para quem gosta de artesanato de boa qualidade. São mais caros, mas fazem jus aos valores.
Móveis e antiguidades – Na Rua Resende da Costa e na Rua Direita tem o que há de melhor no segmento.
Para visitar:
As igrejas e artes barrocas
O Chafariz de São José. Com três fontes ainda em funcionamento, é um marco da arquitetura do século 18 na cidade.
São João del Rei de Maria Fumaça. Ainda mais se tiver crianças como companhia ou para quem nunca andou de trem na vida. O trem percorre 13 quilômetros em 40 minutos. E com direito a conhecer a bela São João.
Para anotar:
O calçamento da cidade é do século 18 e muito irregular, portanto, use sapatos confortáveis e sem saltos.
Confira os horários de funcionamento dos ateliês e lojas antes de ir.
Para ir ao centro, deixe o carro em algum lugar próximo. As ruas são estreitas e tudo pode ser alcançado facilmente a pé.
E por fim, mas não menos importante, cuidado para não brigar com a balança na sua volta para casa.
A Pousada Oratório integra o Circuito Elegante, e seus clientes associados possuem benefícios exclusivos, além de pontos no Programa Privilégio.
Para maiores informações acesse – www.circuitoelegante.com.br/hoteis/oratorio
Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484 / (21) 2217-4850