O inverno traz com o frio duas coisas que adoro: roupas elegantes – casacões, chapéus, echarpes e luvas – e o aconchego dos amores e suas possiblidades. Já que a estação nos proporciona esses privilégios, decido arrumar as malas em direção a serra e o Brasil com sua diversidade é repleto delas e quase a totalidade dos estados tem uma para chamar de sua.
A escolhida desta vez fica em solo mineiro, mas com um detalhe, a capital mais próxima não é Belo Horizonte e sim São Paulo. Estou falando da pequena e linda cidade de Monte Verde, distrito de Camanducaia, sul das Minas Gerais.
Monte Verde sempre me fascinou. Um lugar onde a natureza não economizou em belezas e recursos. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e a mais de 1.600 m de altitude é chamada de Suíça mineira. O charme da arquitetura local, a natureza, a estrutura turística e a gastronomia reforçam essa imagem. Seus restaurantes encantam tanto pela simplicidade da comida mineira, quanto pelo sofisticado fondue ou na alegria das cantinas italianas.
Monte Verde conta com a facilidade de ter um aeroporto próprio – o mais alto aeroporto do Brasil – que recebe aeronaves de pequeno porte. Do seu mirante pode-se enxergar toda a extensão da vila, além das Pedras Partida, Redonda, Chapéu do Bispo e Pico do Selado, locais que podem e devem ser visitados com guias, através de caminhadas que variam de 30 minutos até 4 horas. Mas, se a preguiça tomar conta, pode-se optar por passeios de moto, quadriciclos e cavalgadas.
Ou ainda, opções mais hardcore, como arborismo, rafting e montain bike. A cidade é predominantemente turística e as opções de lazer são extensas. Além dos inúmeros bares e restaurantes, há lojas de artesanato, de doces e chocolates. Aproveitando o frio, há uma pista de patins no gelo. E um lugar que adoro, a chácara Adélia, Com 25.000 m² de área verde, possui araucárias centenárias, animais silvestres, lago com carpas, fontes de água mineral, playground, lanchonete.
Após tudo dito sobre este pequeno vilarejo, retorno ao ponto principal que originou este texto: o frio e suas possibilidades românticas. O destino escolhido, as malas com todos os artefatos para me proteger com elegância e a melhor das companhias – o meu amor. A hospedagem escolhida é a Wiesbaden, por trazer em sua concepção o que de melhor há para momentos a dois.
Seus chalés, em número de nove, são um convite ao romance. Delicados, belos, elegantes, confortáveis. Todos com lareira, ar split quente e frio, frigobar, wi-fi, TV com DVD, CD e canais por assinatura. Uns com ofurô outros com hidromassagem dupla. Um deles tem até piscina com sauna úmida. Para o banho, amenities L’Occitane, roupões e toalhas aveludadas, aquecedor de toalhas e secador de cabelos. Alguns com direito a teto transparente, salas de inverno, varandas privativas com redes, salas de estar e mezanino.
Somente as acomodações já seriam suficientes para uma comemoração especial, mas essa pousada encanta pelos serviços oferecidos e suas incríveis produções, com opção de decoração especial, velas aromáticas, incensos, lareira acesa, música ambiente, tábua de frios com vinho, fondue de chocolate ou queijo, massagem relaxante para o casal, banho de Ofurô com flores e especiarias, pantufas bordadas e buquê de rosas. Itens que podem ser adicionados no pacote durante a reserva e que tornam a viagem ainda mais especial.
Somam-se a isso os incríveis tratamentos no Wiesbaden SPA, que utiliza tratamentos requintados, inteiramente pensados para o prazer e inspirados na natureza, com o intuito de promover o relaxamento e a revitalização através de tratamentos 100% naturais. São massagens, esfoliação e hidratação corporal, reflexologia podal, escalda pés, mascara facial, além de diversos banhos terapêuticos.
Por fim, mas não menos importante: o café da manhã – considerado um dos melhores do Brasil. Seu diferencial está na forma como ele é oferecido. Um cardápio colocado no chalé oferece as opções básicas que podem ser escolhidas, como sucos, chás, chocolate, pães, bolos, iogurte e geleias caseiras e queijos. Além de outros itens deliciosos para começar bem o dia, com a possibilidade de acrescentar algo diferenciado, quando solicitado antecipadamente. E ainda, a possibilidade de escolher o local e horário: na cama, no jardim, na piscina, desde que seja até às 4 da tarde.
Com todos esses atrativos e diferenciais não tenho duvidas de que meus dias em Monte Verde serão perfeitos e únicos, assim como tudo que mais amo na vida, incluindo neste aquele que irá dividir comigo esses momentos, o meu amor!
Fotos: Reprodução Internet