Conheça a Gruta da Lapinha, um tesouro brasileiro em Minas Gerais.

Por: Monica Barros

O Brasil tem tesouros e encantos mil. Mas os brasileiros conhecerem mesmo suas riquezas? Depois de visitar a Gruta da Lapinha, em Minas Gerais, me surpreendi com a quantidade de pessoas que nunca ouviram falar desse lugar. E olha que seu acesso é super fácil, está a apenas 50 quilômetros da capital Belo Horizonte. Com placas indicando como chegar, para quem vai de avião o melhor é pousar no aeroporto de Confins e seguir para Lagoa Santa.

IMG_0058

A Gruta da Lapinha fica dentro do Parque Estadual do Sumidouro, região de valor inestimável, pois ali foram encontrados os resquícios do início da civilização na América do Sul. Uma grata surpresa para os visitantes que vão até o parque é a excelente estrutura para os turistas. Bem conservado, organizado e com um importante trabalho de preservação do local. As visitas à gruta são feitas com hora marcada, agendadas lá mesmo na bilheteria.

IMG_0041

Um guia acompanha os grupos e explica tudo sobre a formação geológica da grande caverna com 40 metros de profundidade. Existe também painéis explicativos para os turistas, e um museu bem interessante sobre a vida do descobridor dessa região: Peter Wilhelm Lund, um dinamarquês que veio para o Brasil em 1825. Foi ele o responsável pela descoberta e classificação de mais de 100 espécies de gêneros em Lagoa Santa.

IMG_0031

Uma vez dentro da gruta, ficamos totalmente envolvidos pelo seu fascinante interior. Com estalactites, estalagmites, fendas, inclinações, e formações que assumem diversos formatos, é um mundo à parte. O desenho das rochas fica ainda mais bonito com a iluminação especial de LED que recebe. Que lugar! Não é à toa que a Gruta da Lapinha foi eleita uma das Sete maravilhas da Estrada Real. A composição da caverna é de barro e resíduos endurecidos do fundo do mar, que foram acumulados em camadas sobrepostas em milhões de anos. O resultado são formações incríveis que ganham nomes como Sala da Catarata, Sala da Couve-flor, Salão da Catedral etc.

IMG_0056

O Parque do Sumidouro tem ainda mais valor por ser o local de descobrimentos de alguns dos fósseis mais importantes da humanidade: o Homem de Lagoa Santa e Luzia, a primeira mulher brasileira. Foi numa das cavernas dessa região, em Lapa Vermelha, Lagoa Santa, que esses fósseis foram encontrados. Isso comprovou que essa foi, junto com a Serra da Capivara, no Piauí, a primeira região a ser habitada por humanos na América Latina.

Museu arqueológico gruta lapinha

Os fósseis dos mais antigos homens americanos foram encontrados durante uma missão franco-brasileira na década de 70, numa tentativa de retomar os trabalhos de Peter Lund. E olha que privilégio para os visitantes, o Museu Arqueológico da Lapinha, localizado ao lado da Gruta da Lapinha, guarda grande parte desses fósseis e conta a história cronológica da origem dessa civilização. Uma réplica do rosto de Luzia está exposta no museu. Um tesouro que é um verdadeiro patrimônio mundial bem ao alcance de nós brasileiros, basta querer descobrir seu próprio país!

ouro minas

Uma opção para quem for visitar a Gruta da Lapinha é o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. Integrante do Circuito Elegante, é o único cinco estrelas da cidade. Conta com um andar Premier que oferece serviço de Mordomo, entre outros diferenciais. No site do Circuito Elegante, mais informações sobre esse hotel premiado.

Fotos: Monica Barros e Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *