Quando penso em Minas me vem à cabeça as cidades históricas de Tiradentes, Mariana, Ouro Preto e também sua capital, Belo Horizonte. Lembro também de Monte Verde, do distrito de Camanducaia que fica ao sul de MG, mas que parece estar em SP, devido à proximidade da capital paulista…
Já na Serra da Mantiqueira, encontro uma Visconde de Mauá – na região conhecida como Maringá – recortada em dois estados, basta apenas cruzar uma ponte e você sai do RJ e se torna um viajante em terras mineiras. Mas Minas têm muito mais e pouca gente sabe disso, o que é uma pena…
Próximo à capital Belo Horizonte, há destinos igualmente incríveis com excelentes opções de hospedagens elegantes. E em minha última visita à cidade fui conhecer um desses lugares.

Com o nome de Capim do Mato, encontro uma pousada inserida em área de preservação, na entrada do Parque Nacional da Serra do Cipó, 90 km da capital, região rica em biodiversidade, com inúmeras cachoeiras, canyons, trilhas e uma paisagem indescritível. Cenário perfeito para prática de esportes de aventura, pois fica no meio das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, sendo um dos destinos mais procurados nos arredores de BH.
Aqui natureza e arquitetura se fundem. O equilíbrio e a originalidade estão presentes em cada detalhe. Com uma simplicidade aliada ao conforto, os itens foram selecionados pela beleza e máxima qualidade, onde nada é supérfluo e sim concebido para proporcionar momentos únicos. Fruto de um projeto premiado e comprometido com o ambiente, valorizando a arte, o design e o bom gosto.
Destino perfeito para casais. Cinco exclusivas e elegantes acomodações garantem além de conforto, total privacidade. É claro que essa pousada integra o Circuito Elegante de destinos brasileiros e também traz o reconhecimento internacional da seleção Condé Nast Johansens.
Saí de Belo Horizonte ao meio-dia e cerca de 01h30min depois estava na Serra do Cipó. Fui recepcionada por Jacqueline, que junto com seu filho Moreno, fazem as honras deste lugar.

As cinco acomodações são diferentes entre si. Todas elas completas, com TV e DVD player, ar condicionado Split quente-frio, interfone para room service, minibar com cafeteira Nespresso, lençóis 400 fios, roupões de banho, secador de cabelo e amenities franceses L’Occitane. Duas delas possuem 70m2 e são denominadas de Bangalô Luxo. Essas com melhor localização, mais privativas e por estarem no alto possuem a mais bela vista local, além de uma área externa com ofurô e deck com futon. Nestas, o banheiro possui paredes envidraçadas deixando a mostra um jardim preservado com espécies da mata do sertão, duas duchas de alta pressão, além de toalheiros aquecidos. Precisa mais?
Tudo tão perfeito que poderia eu terminar por aqui. Mas ainda temos mais surpresas neste pequeno e lindo lugar, como um SPA onde o sobrenome é L’Occitane, com tratamentos e protocolos presentes em alguns dos melhores hotéis e SPAs do mundo.
Além da piscina ao ar livre, neste SPA há mais uma, que além de ser climatizada, fica suspensa com borda infinita. Neste espaço, salas hidroterápicas de ofurô e hidromassagem para banhos de imersão, sauna a vapor, menu com massagens, tratamentos corporais e faciais, enxoval Trousseau (item que adoro), deck, chaisses com vista para as montanhas, vestiários, sala para descanso e uma boutique com produtos L’Occitane.
No cardápio de Tratamentos Corporais encontrei: Massagens relaxantes – Sueca, Digitopressão e Balinesa – Técnicas que estimulam a circulação e aliviam tensões e stress, recuperando a calma e serenidade, do corpo e da mente. Máscaras hidratantes e desintoxicantes, ideais para reparar peles danificadas e ressecadas e também para eliminar toxinas e purificar, atuando nos centros linfáticos e estimulando a circulação sanguínea. Tem também Tratamentos Faciais para combater os sinais da idade e a hidratação, ajudando a pele a recuperar sua vitalidade e elasticidade natural.

Muitos desconhecem o verdadeiro significado da palavra SPA e denominam qualquer centro de terapias que tenha massagens e tratamentos, com essa sigla, que na realidade significa “Salute per Acqua”. Aqui, na Pousada Capim do Mato, encontrei um verdadeiro SPA, pois não faltam as vivências Hidroterápicas, com banhos tonificantes, relaxantes e calmantes.
Retorno assim com a sensação de estar completa. O lugar, a hospedagem, a companhia, a gastronomia e os tratamentos foram precisos para recarregar minhas energias e devolver a serenidade necessária. Uma verdadeira viagem pela natureza, que nos concede matéria prima para óleos e ingredientes utilizados na elaboração dos produtos aqui disponíveis, e que também nos saúda com um ambiente cercado de plantas, flores e pássaros.
E se você curte aventuras, a Pousada mantém parceria com operadoras de ecoturismo que dentre algumas modalidades oferecidas estão o trekking cannoing, canoagem, rapel e tirolesa. Excelente para quem gosta de registrar belas paisagens.
Na volta dos passeios e caminhadas, nada como uma massagem no SPA e um delicioso jantar servido com muita atenção e carinho.
Resumindo, essa pousada é simples, elegante, rústica, sofisticada, bem localizada. Sua equipe é gentil, atenciosa e pronta para garantir os melhores momentos. Um lugar perfeito pra relaxar, namorar e ser feliz. Pois a vida merece ser vivida em sua máxima, com o que de melhor há.
Este estabelecimento integra o Circuito Elegante, e seus clientes associados possuem benefícios exclusivos, além de pontos no Programa Privilégio.
Para maiores informações acesse – www.circuitoelegante.com.br/hoteis/capimdomato
Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484 / (21) 2217-4850
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: Priscila Bentes / Circuito Elegante
Facebook: Circuito Elegante
Twitter: Priscila Bentes / Circuito Elegante
–