Bem-vindo ao Hotel Santa Teresa

Após um longo dia de trabalho no Rio do Janeiro, decido subir as ladeiras do bairro mais pitoresco da cidade e me permito desfrutar de um “menu dos santos” ou melhor da santa que lhe empresta o nome, em um dos refúgios gastronômicos desta cidade maravilhosa… Sim, Térese é o lugar!

Um restaurante belíssimo, sob o comando do Chef francês Damian Montecer (ex Gordon Ramsay, Alain Ducasse, Garcia e Rodriguez), que já virou ponto da gastronomia no Rio de Janeiro, e um dos mais bem cotados com sua “Cuisine du Monde”, onde passei horas felizes.

Aqui tudo encanta. A decoração inspirada nos materiais de demolição mesclados a pinturas e aço, a vista da cidade, a lua quase cheia, o aroma dos sabores e a combinação perfeita dos vinhos harmonizados pelo sommelier da casa.

Os pratos são saborosos e bem elaborados. Iniciei meu ritual gastronômico com um “Foie Gras Au Torchon Pommes-Caju”, que é um foie gras cozido no pano ao chutney de maçã verde e caju, nougatine de castanha, harmonizado com um Château Ramon Montbazillac 2006, depois segui com um “Risoto Moqueca Magnífica” – camarões VG flambados na cachaça Magnífica, arroz de moqueca e coco fresco. De sobremesa – essa parte no Térese é especial – fiquei perdida no inicio, mas segui na “Lemon Marshmellow”, uma torta de limão siciliano com merengue e sorbet de limão. Delicia pura!

O café foi sorvido no Bar dos Descasados, um lounge pra lá de romântico, quase anexo ao restaurante, debruçado para a cidade efervescente e que ao final do dia fica repleto de gente interessante.

Por fim, nada melhor que um bom descanso… E porque não continuar por ali? O Hotel Santa Teresa quase que me implora! Considerado como um dos mais bonitos hotéis da América do Sul foi erguido em uma histórica fazenda colonial.  Ficou durante muitos anos fechado e recentemente foi restaurado com charme e sofisticação para ser a referência exclusiva do design tropical brasileiro no Rio de Janeiro. As suítes? Não tenho palavras para descrevê-las. Há que se experimentá-las, sem pressa, sem sobressaltos, com toda a elegância que elas lhe oferecem.

Acordar no Hotel Santa Teresa é como se estivesse fora de uma grande cidade. O sol, os pássaros, o barulhinho gostoso de uma feira ao ar livre nas ruas de baixo…

E assim é esse hotel, tropical, design, étnico, Chic! E para finalizar esse momento, um delicioso café da manhã é servido à mesa; sucos frescos, pães quentinhos, geleias, entre outras guloseimas que nos permitem afirmar que o paraíso é por aqui mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *