Um dos lugares mais exclusivos do país segundo a revista Vogue é o tema de hoje. A apenas 30 minutos de Paraty em direção ao sul, se encontra uma pequena vila de pescadores chamada Picinguaba. Ali, debruçada para uma linda baía, em pleno Parque Natural da Mata Atlântica, está uma das mais belas pousadas, de propriedade de um francês – Emannuel Rengarde, casado com uma portuguesa – Felipa Rengarde, os quais fizeram do Brasil, seu porto seguro.

Com o mesmo nome da vila, a Pousada Picinguaba possui inúmeros encantos, a começar pela vista privilegiada para o mar e uma linda praia protegida com cerca de 3 km de extensão. Um detalhe muito pitoresco e totalmente integrado ao local é o acesso à Pousada, pois a estrada acaba na praia da vila e o acesso à pousada é feito a pé subindo um pequeno morro (cerca de 250m).
Apenas nove acomodações – confortáveis e genuínas, trazem o encanto de uma vida simples, aliada ao bom gosto de seus proprietários. Todas com varanda e rede, porém cada uma com sua própria identidade. Uma delas, denominada suíte nupcial, conta com uma jacuzzi. Ao redor delas, um jardim repleto de flores, plantas tropicais e muitos pássaros, além de um deslumbrante mar como cenário.
E se você busca mais espaço e exclusividade, tem a Villa Casa Verde, com 3 quartos, sendo 1 suíte com varanda privativa e um grande terraço, Essa casa fica próximo ao hotel e conta com toda a infraestrutura deste, incluindo a opção por um jantar privativo. A Villa Casa Verde acomoda de 2 a 6 pessoas e é ideal para uma família, mas também para um casal à procura de conforto e privacidade.

Em Picinguaba, a casa principal tem origem colonial e a decoração inclui obras originais da arte popular brasileira, com a presença de grandes nomes reconhecidos -Alcides Pereira (Bahia), Sergio Vidal (Rio de Janeiro), Nilson Pimenta (Escola de Cuiabá) ou Romero de Andrade Lima (Pernambuco) – através da colaboração de Rugerio Roberto, proprietário da Galerie Brasiliana de São Paulo.
Alguns pequenos detalhes como animais talhados em madeira são a principal marca da arte popular no Brasil. Na antessala da suíte nupcial existe uma obra chamada de casal de recém-casados de Resendio (Alagoas). Há também algumas belas peças de origem indígena, resgatados por Emmanuel, que viveu no coração do Xingu há muitos anos. O mobiliário também merece destaque, peças cuidadosamente selecionadas datadas de 1950-1980, desenhadas sob medida por artesões de adquiridos em Minas Gerais e também peças de Sergio Rodrigues e de Lucio Costa.
Já o restaurante possui o mesmo conceito do hotel, com ingredientes orgânicos frescos vindos de terra fértil, os quais são cultivados com muito cuidado e carinho. O café é produzido pela Fazenda Catuçaba, outro hotel do casal, que também produz leite, queijo fresco e mel.

No mais, pães cozidos, compotas, o típico pão de queijo, tortas, frutas e receitas locais com frutos do mar fresquíssimos, além de uma deliciosa caipirinha feita de cachaça produzida no local e com limões orgânicos, integram a lista de produtos selecionados com exclusividade para hóspedes e visitantes que possuem o privilegio de lá chegar.
O jantar é servido no entorno da lareira ou apreciando uma linda vista do mar. Em noites de lua ele é servido à beira da piscina com um cenário deslumbrante ao fundo.
E por ter sido abençoado com uma natureza exuberante, a filosofia da Pousada é garantir aos seus hóspedes experiências únicas, unindo a cultura, história e a região. Um viver sem televisão, telefone ou Internet.
Um lugar de relaxamento ao som do vento, do mar, da natureza. Um verdadeiro reencontro do ser e o saber em uma natureza elegante e generosa. Assim é a Pousada Picinguaba.
Este estabelecimento integra o Circuito Elegante, e seus clientes associados possuem benefícios exclusivos, além de pontos no Programa Privilégio.
Para maiores informações acesse – www.circuitoelegante.com.br/hoteis/picinguaba
Concierge Circuito Elegante – 0800 282 0484 / (21) 2217-4850