Apesar do verão, dias ensolarados e quentes e todos irem em direção ao mar, eu afirmo que a serra é uma grande pedida, pois o clima é sempre mais fresco e a natureza nos presenteia com um verde intenso de rara beleza. E hoje darei três dicas de lugares especiais e elegantes para se curtir neste verão, seja com amigos, seja a dois ou com a família. Estive presente em todos e cada um me impressionou de forma distinta, conforme você mesmo poderá observar. E se a oportunidade permitir escolha o que mais lhe agrada e tire uns dias de nada fazer e depois me conte o que achou.
O primeiro destino é a cidade de Nova Friburgo, capital do lingerie, que, quando visito, sempre volto com uma bagagem extra. Os produtos são excelentes e os preços mais ainda! Nova Friburgo tem outro atrativo que me convida; o Restaurante Crescente, que fica no centro da cidade, próximo à praça dos teleféricos, que oferece receitas de steak, frango, pato, coelho e truta. Os molhos e as guarnições mudam conforme a estação. O restaurante conta com uma adega climatizada e carta de vinhos em sintonia com as receitas da chef e proprietária da casa, Carla Carvalho. O lugar reflete o doce ritmo e a elegância sutil da vida nas montanhas.

Seguindo para Mury, um simpático bairro de Nova Friburgo que tem se tornado polo gastronômico e chamado atenção dos amantes da boa mesa, o novo empreendimento dos donos do Crescente Restaurante, une com muito charme o conceito de bistrô, café e empório, tem tudo para entrar no roteiro turístico e gastronômico da cidade e se chama “Além do Jardim Sabores e Saberes”, que trás a proposta de celebrar a boa gastronomia, a cultura e a serenidade do clima serrano, proporcionando aqueles pequenos momentos especiais de que a boa vida é feita.
E para se hospedar, meu refugio é Lumiar, distrito de Nova Friburgo, local cheio de cachoeiras, onde Marcelo e sua esposa Marielza, ergueram o belíssimo Parador Lumiar. Falar deste hotel é muito fácil, pois tudo nele converte ao bem receber… Seus chalés foram delicadamente dispostos ao redor de um lago. Bem espaçados, oferecem total privacidade e fazem com que as pessoas se sintam muito aconchegadas. São apenas 13 chalés, cada um com uma decoração própria, luxuosamente equipados com camas king-size, lareira, dvd, frigobar, ar-condicionado, chuveiro com água quente pressurizada, aquecedor de toalhas e telefone.

Três deles possuem banheiras de ofurô, usadas pelos japoneses para purificação do corpo e da alma. Os 37 metros quadrados de cada chalé são muito bem distribuídos e não fosse pela delícia de estar ao ar livre em um lugar tão agradável nem daria vontade de deixar os quartos… Desde o “e dolce far niente” até caminhadas difíceis de mais de 5 horas passando por cavalgadas, passeios de jeep tour, pescarias ou refrescantes banhos de cachoeira, as opções são várias e memoráveis. E já que no inicio falei sobre gastronomia, o Parador Lumiar também merece destaque. Aqui o chef Isaías Neries. Comanda há seis anos sua culinária extremamente saudável e consegue realizar proezas como a feijoada, servida aos sábados, completa e leve. E como o meu espaço não permite falar mais, continuo com as outras duas dicas de destinos nos próximos blogs. Boa viagem!