Obrigado por aguardar.

Ryo Gastronomia - Foto: Divulgação

Ele abriu suas portas a pouco tempo e já vem conquistando o coração e principalmente o paladar dos mais exigentes gourmands. Com o nome RYO, este restaurante é o único no Brasil que nos brinda com a filosofia milenar japonesa kaiseki-ryori – um menu de pequenos pratos com base na estação do ano, nos produtos do lugar, na cerimônia do serviço – típico da cidade de Kyoto.

Ryo Gastronomia – Foto: Divulgação

Fui conhecer a casa que é comandada pelo Chef Edson Yamashita, conhecido por passagens por restaurantes renomados, como Shin-Zushi e Aze Sushi, mas também com temporadas em Tóquio e em Kyoto.

Aqui não há o conhecido menu “A La Carte”, só o degustação com opções de 5, 7 ou 9 tempos. Como estávamos ali para sermos surpreendidas com o melhor, seguimos na última opção, sempre acompanhados por um sakê especialmente selecionado por nosso anfitrião neste dia. Um privilégio!

Ryo Gastronomia – Foto: Divulgação

Um detalhe importante é a água servida, a Evian, com alcalinidade especial para deixar o paladar perfeito e tornar o gosto livre de qualquer interferência. Considerada a água das celebridades, com fãs declarados como a cantora pop Madonna, a água Evian é considerada especial porque cada gota de seu líquido vem da chuva e da neve que cai nos Alpes Franceses. Essa água passa pelo menos 15 anos sendo filtrada para um vasto e protegido aquífero profundo no interior da montanha.

A primeira etapa foi de uma delicadeza que tocou nosso olhar… Um tradicional omelete adocicado com dashi e sakê, peixe branco, um grelhado de beringela e 3 gotas de ginko biloba frita em um fino espeto de matsu (pinheiro milenar – árvore do imperador).

Ryo Gastronomia – Foto: Divulgação

Não vou citar cada etapa, para deixar alguma curiosidade e aguçar seu desejo de chegar até este lugar… Apesar de saber que nesta casa o cardápio muda a cada 15 dias, conforme os ingredientes disponíveis da época.

Provamos e aprovamos neste dia o Guy Wantan, um prato quente, feito com massa de guioza e recheado de Angus, repolho, alho poro e dashi. Um sashimi de Outono com atum, lula, carapau, ovas de salmão e brotos. O magret de pato com massa de trigo sarraceno mergulhada em molho com 72 hs de cozimento e ervas japonesas. É um fantástico Black Cod, cuja complexidade de sabores me fez rezar e agradecer por ali estar. Crocante, macio, fresco, meio picante, perfeito e belíssimo.

Ryo Gastronomia – Foto: Divulgação

Ao final estávamos todos embriagados, não pelo sakê divino, mas plenas de tanto prazer proporcionado em uma única noite, cujo serviço elegante era anunciado com um “obrigado por aguardar” a cada novo prato trazido à mesa, descrito de forma justa e precisa, pela equipe gentil.

Muito bom poder participar deste banquete ritual, cujo intuito atingiu sua máxima: Poder encontrar com o quinto sabor, além dos já conhecidos: doce, amargo, salgado e azedo. O umami, aquele que dá vida ao sabor, uma verdadeira experiência gastronômica, em que o alimento sacia a alma e o paladar.

ARIGATOUGOZAIMASSU.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *