A importância do sono.

Schlaflosigkeit mit Uhr in der Nacht. Frau kann nicht schlafen.

Por: Karen Schlosser

Os impactos de como você dorme estão cada vez mais frequentes em nossas vidas: na interação no trabalho, no convívio familiar e na dedicação com a saúde.

Foto: Reprodução Internet

No nosso mundo atual movido por ansiedade e prazos, uma pessoa com sono equilibrado já é considerada uma bem-aventurada. Eu mesma já sacrifiquei muitas noites de sono pelo estresse, trabalho, excesso de comida e maratonas de Friends (tá, só mais um, eu pensava…). Hoje eu quero falar sobre como o sono é essencial para a sua saúde.

Existem alguns ajustes em seus hábitos diários que levará para a terra dos sonhos… Uma vez que começar a ter um sono mais restaurador, irá se surpreender do quão fabuloso sentirá.

O que acontece enquanto você dorme?

Muitas das principais funções restauradoras ocorrem enquanto dormimos. Para os adultos, o principal é o crescimento muscular, produção hormonal, reparação celular, ou seja, todos as pequenas lesões… TUDO é reciclado durante o sono. Para bebês e crianças, a produção hormonal e o desenvolvimento do cérebro são os mais acionados durante o sono (por isto, que babies precisam muito mais de sono do que os adultos).

Mas, talvez a função mais reparadora do sono tem a ver com um neurotransmissor chamado adenosina. Enquanto estamos acordados nossos neurônios e células estão em alta combustão durante todo o dia, sendo neste processo, a produção de adenosina. Ela é acumulada durante todo o dia levando a uma diminuição da dopamina, neurotransmissor que nos mantém alerta e focado.

Enquanto dormimos limpamos a adenosina do corpo e começamos “resetados” na manhã com um estado de alerta. Quanto mais tempo de sono você tiver, mais baixo o nível de adenosina terá e mais alerta sentirá de manhã.

Quantas horas de sono você precisa e quando?

O número de horas que você deve dormir depende de sua idade, sexo, estilo de vida e simplesmente como você se sente depois de X quantidade de sono. Para entender melhor: é diferente para cada pessoa, mas a média é de 7 a 9 horas.

Se você se sentir energizado durante todo o dia em 7 horas de sono, então não precisa de 8 horas. Mas se você está grogue e contando com o café para passar o dia, então provavelmente precisará de mais uns minutinhos de sono.

O que acontece se você não conseguir dormir o suficiente?

Se você está com um sono ruim, quer dizer que todo seu organismo está ruim. O sono inadequado pode levar ao aumento da fome, pois seu corpo está compensando uma falta de energia e está lutando para encontrar combustível para suas atividades diárias.

Pouco sono também aumenta suas chances de desenvolver diabetes tipo 2, problemas cardíacos, doenças respiratórias, depressão e problemas com abuso de substâncias (álcool, açúcar e drogas). E, lógico, menor capacidade de prestar atenção, reagir a eventos inesperados e lembrar-se de informações. Reconheceu alguma destas opções?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância do sono eu te pergunto, você tem dormido bem? No próximo post vou falar como você poderá melhorar seus hábitos para se sentir melhor. Por isso fique ligadinho aqui neste blog!


1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *