A mala perfeita de viagem: dicas para planejar e viajar leve.

Por: Ana Maria Junqueira

A mala perfeita de viagem! Não, não estou falando de uma lista de roupas e looks que não podem ficar de fora da sua bagagem, e sim da melhor maneira para planejar o que levar e não errar.

luggage stuffing

Afinal, a gente organiza todo o roteiro, pesquisa sobre os hotéis, reserva os restaurantes. Mas na hora de fazer a mala… Ai, que preguiça! O perigo dessa má vontade é levar um monte de coisas desnecessárias que não são usadas na viagem (quem nunca?!) e que voltam para casa limpas, porém amassadas, e ainda fazendo peso durante todo o período das férias. Será que precisa mesmo de tudo isso? Não!

Além disso, quando a gente empacota mais do que realmente é necessário, a mala já fica lotada antes mesmo de a viagem começar, e é um desgaste. É chato para fechá-la, para colocar na balança no check-in, para pegar na esteira na chegada… Aí qualquer comprinha demanda uma mala nova às pressas – o que normalmente é um gasto sem propósito. Por isso, viajar leve é o que há!

Dedique um tempinho para planejar sua mala. As nossas dicas vão te ajudar!

Clima

A estação do ano é a primeiríssima coisa a ser analisada antes de se fazer uma mala de viagem, principalmente para destinos que não temos familiaridade. Pesquise na Internet ou com seu agente de viagem como costumam ser as temperaturas na época e, principalmente, como de fato elas estão no período que antecede a partida.

A partir daí, você já vai saber se precisa levar mais calças, ou mais roupas leves, poucos ou mais casacos e por aí vai. Lembre-se sempre que, por mais escaldante que seja o seu destino, uma calça jeans (ou outro tipo de sua preferência) e uma jaqueta ou malha sempre servem para enfrentar o ar condicionado do avião! E, por mais congelante que seja o local das férias, blusinhas (para as mulheres) e camisetas polo (para os homens) sempre precisam ser levadas pois a gente se veste em camadas e, dentro dos lugares com aquecimento, vai tirando os casacos.

Número de dias

É importante se atentar ao número de dias para planejar. Uma mala para um final de semana se difere de uma para 5 dias que, por sua vez, é diferente de uma mala para 10 dias. Mas já reparou que a partir de 10 dias normalmente nossas malas não têm tanta diferença – ainda que seja uma viagem de 20 dias ou até 1 mês?

Isso porque em viagens longas “nos conformamos” que teremos que repetir roupa. Entretanto, esse pensamento não deve ser aplicado só para viagens longas. Quando a gente viaja não carrega (e nem deve carregar) toda a casa. Repita peças sem medo.

A escolha das peças

Sabe aquela calça maravilhosa estampada que você acabou de comprar? Então, ela provavelmente vai ter que ficar de fora da sua mala de viagem. Roupas difíceis de combinar são sinônimo de volume e peso à toa, já que dificilmente serão usadas mais de uma vez.

É importante escolher peças de tons neutros, que possam ser mescladas entre si – essa é a chave de uma mala planejada. Looks prontinhos, do estilo essa calça só combina com essa blusa, não são ideais para carregar. Aposte em branco, nude, azul-marinho, cinza e o bom e velho preto, que são cores que casam entre si e não comprometem. Fuja de looks “combinadinhos” já separados para manhã, tarde e noite de cada um dos dias. Isso multiplica o número de peças e, consequentemente, o peso da mala. Para dar uma cor, leve uma ou duas peças que tenham tons fortes e que combinem com as neutras.

Tecido é fator determinante na escolha. Aqueles que amassam facilmente não são boas opções para uma viagem, já que você passa muitas horas sentado, caminha, senta, levanta e a roupa fica vestida em você durante horas. Mas e se a roupa amassar? Confira a nossa dica de ferro de passar para viagem aqui e as soluções quebra-galho aqui – porque a gente sabe que o papo de colocar a roupa para desamassar no vapor do chuveiro não funciona!

Acessórios

“Ah, mas eu não quero sair de preto todos os dias, ou com a mesma blusa em todas as fotos”, você deve estar pensando. Ora, ninguém quer! Por isso que os acessórios são ótimas pedidas. Para as mulheres, lenços, pashminas, cintos e bijoux dão uma outra cara para o look e, o melhor, ocupam pouco espaço e não pesam quase nada. Lenços em especial são super versáteis. Dá para amarrar no pescoço, na cabeça, na cintura, na bolsa… Isso sem falar para cobrir os ombros para entrar em igrejas ou quando bate aquele ventinho no fim de tarde. Pronto, já é outro outfit!

Para os homens, uma malha nas costas, um colete e até cachecol, dependendo da época do ano, fazem toda a diferença.

Número de peças

Uma boa dica é levar 3 combinações de parte de cima para cada parte de baixo. E não precisam ser necessariamente 3 blusas. Pode ser uma blusa para usar com ou sem uma jaqueta ou casaqueto, com ou sem lenço, colete, etc. Isso já muda totalmente o visual.

Parte de baixo, por sua vez, não são só calças, mas também saias, shorts e vestidos (e bermudas para os homens).

Um vestidinho preto básico nunca é demais e pode ser usado para jantar fora ou caso surja um programa mais formal durante a viagem. E, homens, é sempre bom levar um paletó!

E aí, topa o desafio de viajar leve da próxima vez?

Para mais dicas como essa, além de dicas de destinos ao redor do mundo, acesse o site www.magariblu.com. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *