Hoje vou falar do Ceará e suas belas praias. De Fortaleza com seus caranguejos deliciosos e sua gente hospitaleira. Mas além da capital, irei seguir rumo ao norte, buscando os ventos perfeitos para praticar Windsurf e Kitesurf. Das dunas de Jericoacoara, onde o mais belo por do sol acontece sob o olhar dos que ali o contemplam. Dos passeios de buggy. Das lagoas com redes. Dos cavalos marinhos…
Com um grupo muito animado, saímos do Rio de Janeiro com destino à Fortaleza. O percurso é relativamente curto e em apenas 2 horas de vôo chegamos ao nosso primeiro destino. Como a turma era todo esportista e ansiava pelos ventos perfeitos de Jericoacoara, uma van nos aguardava no aeroporto para seguir caminho para este paraíso.
São 4 horas e meia, sendo que 25 km em areia, a partir de Jijoca, sendo imprescindível a troca de veículos para um 4×4, com pneus em meia carga. Foi o que fizemos. Em Jijoca também tem um transporte alternativo, feito em jardineiras, ao custo de R$ 5,00, com saídas regulares na estação que tem o nome de “Pau de Arara”. Tudo muito típico…
Como estamos seguindo para um pequeno vilarejo, é imprescindível fazer reserva no hotel com certa antecedência. Nossa opção foi pelo Vila Kalango. O hotel é bastante rústico, mas de uma elegância sem fim. Todos os bangalôs possuem muito conforto: colchões king size, travesseiros de pluma, lençóis de algodão egípcio, toalhas felpudas brancas, dosséis sob os leitos. A decoração é muito criativa e pitoresca. A pia é feita com uma caçarola, a torneira de bambu, o telhado de sapé.
O Restaurante fica sob uma palafita e lá provamos o melhor café da manhã, a base de pães feitos no local, bolos, tortas, beiju, sucos de frutas tropicais, geléias de todos os tipos. O cardápio de almoço e jantar, também surpreendem. O chef prepara cada delicia a base de frutos do mar, que só de lembrar me enchem a boca d’agua. Na piscina, debruçada em baixo dos coqueiros, garçons transitam livremente, trazendo em suas bandejas os mais coloridos dos drinks. Petiscos também acompanham a farra, regada a muito sol, brisa que corre do mar e uma música lounge, que trás alegria a todos que ali se encontram.
Como nosso grupo buscava o vento, uma “guarderia” (local onde se alugam e guardam equipamentos para esportes náuticos) própria estava a nossa disposição, logo na saída do hotel, a 100 mts da água. Sim, nosso Vila Kalango fica a beira mar e ao lado da duna mais famosa do local a “Duna do Por do Sol”, onde ao final do dia, é parada obrigatória a todos que estão na vila, para a sessão mais linda do dia, quando o sol se despede, dando inicio a uma agitada noite da Vila.
Antes de embarcar, algumas dicas importantes: Lá a voltagem é de 220V. Coloque na sua bagagem chapéu, boné e protetor solar. As roupas devem ser leves e informais. Não esqueça a sua câmera digital para imortalizar cada instante. Jericoacoara dispõe de um Posto de Saúde e duas farmácias precárias, portanto, uma farmácia particular com itens de maior consumo deve ser providenciada. Não deixe de colocar uma pequena lanterna na sua bagagem, em Jericoacoara não existe iluminação (postes de luz) nas ruas. Não há banco ou caixas eletrônicos, somente em Jijoca, mas quase todas as lojas e restaurantes aceitam cartão de crédito. Só em Jijoca você vai achar um Banco do Brasil.
No mais, Jeri possui lojinhas e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Passeios são oferecidos a todo o momento pela cidade. Muito bom ir de manhã para a Pedra Furada porque a maré está baixa e é uma maravilha observar vários aquários naturais. Recomento alugar um cavalo e ir longo a praia.
Tem também Tatajuba (25 km de Jericoacoara) que é belíssima. Mangue seco é imperdível! Qualquer mês do ano é bom para visitar a Praia de Jericoacoara. O clima é quase sempre igual, ou seja: belíssimo. Somente após o fevereiro até junho começa o período de chuvas. Importante dizer que Jericoacoara é protegida por leis federais, então, CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: não suje a praia, não DIRIJA dentro das áreas demarcadas nas dunas, e se possível vá a pé, deixe o carro no estacionamento na entrada da vila. E aqui cabe a ultima e não menos importante dica: Visitar Jericoacoara não é apenas uma opção, é um dever!
Hola quiero mas información sobre jericoacoara
Me encantaría conocer
Muchas gracias
Olá Pola,
Se você estiver no Brasil, ligue em nossa central 0800 282 0484. Se estiver fora, envie um e-mail para reservas@circuitoelegante.com.br que iremos lhe passar todas as informações necessárias, bem como realizar sua reserva em um dos seletos estabelecimentos do Circuito Elegante.
Saludos!
Oi, descobri este blogue e adorei bastante do que encontrei, valeu
Grata, Max. Quando precisar de nosso serviço, estaremos a sua disposição.
Abraços,