Exercícios Faciais.

Foto: A Vida Quântica

E este é o último post de meu tratamento de Rejuvenescimento Quântico, com a especialista Dra. Caroline El Saman. Se você perdeu algum, vale a pena voltar e ler os anteriores. Ao todo são cinco matérias e cada uma delas fala sobre a importância de prevenção para um envelhecimento com qualidade, garantindo não apenas a beleza, mas principalmente a qualidade. Já falei sobre a avaliação, alimentação, medicamentos, alongamentos e finalizo com os exercícios. Cada etapa complementa a outra, e o conjunto delas farão toda a diferença!

Foto: A Vida Quântica

Sabe o músculo que salta quando a gente morde? Ele se chama masseter e é considerado o mais forte do nosso corpo. Sua função é elevar a mandíbula. Quando encurtado, ele gera pressão entre os maxilares provocando desequilíbrio e contribuindo ainda mais para o abaulamento do crânio. Além disso, quando não relaxado, faz com que tenhamos bruxismo – ranger dos dentes quando dormimos, sendo a principal causa de perdas de dentes, desgastes e fraturas.

Em minhas sessões de rejuvenescimento quântico aprendi diversos exercícios faciais de extrema importância, que realizados diariamente irão garantir uma condição favorável para a minha estética facial e principalmente funcional, para minha arcada dentária, fala e deglutição.

Você já reparou uma pessoa idosa mastigando? Ela pouco move o maxilar lateralmente. A impressão que temos é de um curto movimento mandibular ascendente e descente, muitas vezes acompanhados de engasgos. Por conta dessa observação, minha rotina segue com exercícios diários preventivos, que agora divido aqui com você.

Para liberar o masseter, aproveito a hora do banho e com o polegar dentro da boca e demais dedos em apoio a este pelo lado exterior, realizo uma vigorosa massagem em três movimentos. Importante utilizar o sabonete facial, óleo ou um creme para deslizar a mão e não machucar a pele:

  • De cima para baixo, na direção da contração da fibra muscular;
  • Circular em cima do músculo;
  • Raios de Sol, deslizando os dedos pela bochecha em direção à boca.

Para manter a maleabilidade da mandíbula, basta abrir a boca e balançar a arcada inferior suavemente da direita para a esquerda, e da esquerda para direita, por três vezes. Relaxe. Depois manter os lábios unidos e projetar a mandíbula para fora e para os lados, de maneira bem lenta, por três vezes. Relaxe. E por fim, unir os lábios e colocar a língua no céu da boca e fazer o movimento de mastigação – movimento circular com os lábios – vagarosamente, também por três vezes. Eu aproveito sempre os sinais fechados e/ou quando estou engarrafada no trânsito, para realizá-los.

E para a estética vão aqui alguns dos exercícios que venho realizando e que estão provocando uma surpresa naqueles que não me encontram com frequência. Os elogios são grandes e isso para uma mulher é fundamental!

Testa Lisa – Elevar as sobrancelhas ao máximo possível por 8 segundos, e relaxá-las. Tem que colocar a mão na testa para dar contra resistência e não deixar a pele dobrar. Após cada repetição deslizar as mãos posicionando a musculatura da testa para cima, do centro para as laterais, de baixo para cima. (10 x)

Área dos Olhos – Com os olhos fechados colocar o dedo sobre a pálpebra e tentar abri-los, manter por 5 segundos (10 x). Manter os olhos fixos em um ponto; contrair a musculatura como em um “olhar míope” por 8 segundos e relaxar a musculatura (3x). Escolher um ponto fixo de referência à altura dos olhos, manter nele os olhos fixos, virar a cabeça para o lado direito sem deslocar o globo ocular do ponto de referência. Voltar a posição inicial e realizar o mesmo movimento do lado esquerdo (5 x de cada lado).

Boca e Pescoço – Com a boca fechada e a cabeça para trás, varrer o palato bem devagar, por 1 minuto. Coloque a mão debaixo do queixo promovendo uma resistência. Depois empurre a língua contra a papila, região atrás dos dentes (não empurre os dentes!) por 10 segundos e relaxe. (8 x). Pode colocar a mão embaixo do queixo para oferecer contra resistência. De um longo sorriso, por alguns segundos e relaxe (5 x). Atenção para não sorrir com os olhos, o importante é concentrar-se nas bochechas se elevando! E por fim, beliscar o contorno labial sempre antes de passar batom.

No início dá um pouco de trabalho, mas depois vira uma rotina saudável. Seu rosto irá agradecer e sua estima idem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *