Por: Renata Araújo
O Oro não é qualquer restaurante carioca, é o restaurante do Felipe Bronze, chef renomado, ganhador de vários prêmios. Trata-se de um jantar em que a comida é protagonista absoluta, estamos falando de alta gastronomia, em pleno Rio de Janeiro. São necessárias horas ali, contemplando um dos melhores prazeres da vida, que é comer bem. Uma viagem através de sabores, odores, regiões do Brasil e às vezes um pulinho em outros países.

Estivemos lá para provar o novo cardápio, que está cada vez mais sofisticado. Com o toque certo de brasilidade, Felipe sempre inova, mas com referências internacionais visíveis, já que vive gastronomia intensamente e está sempre pesquisando em suas inúmeras viagens.
O tamanho das porções é perfeito, já que saímos com a sensação de termos comido bem, mas sem estarmos empanturrados, ou seja, o ideal para dali ter uma boa noite de sono. Isso sem contar a belíssima apresentação, um show à parte, e com louças super elegantes e exclusivas, vindas diretamente da Espanha.
O jantar no Oro começou da maneira mais exótica possível com sorvete de ostra em cone de alga, com um toque de formiga saúva e crocante por cima. Depois, vieram novos snacks bem delicados: “sushi” de atum, onde o peixe, marinado com toque de yuzukoscho — tempero japonês à base de pimenta e do limão oriental yuzu — servido sobre um biscoito super crocante de arroz e com compressa de melancia. Também comemos espuma de castanhas do Pará crua servida com picles de maxixe — semelhante ao ajoblanco andaluz, à base de amêndoas e alho; e a lula com pimenta baniwa, produzida por uma tribo indígena do Norte do país servida com “peixinho da horta” – uma verdura “secreta” servida em forma de tempura, com sabor semelhante ao de um peixe recém-pescado e frito. Mas meu preferido foi o “porquinho” à pururuca, um torresmo feito a partir de pó de barriga de porco e espessante de fécula de batata.
- Restaurante Oro
Adorei o bife a cavalo, comido de uma concharada só, e o “ovo estrelado”, com gema cozida a 75º e servida com espuma de batata. A aparência do prato lembra propositadamente a um ovo frito, mas é uma brincadeira que revela uma surpresa, a começar pela couve refogada no alho, com mini croutons escondida sob a gema. Entre os peixes, black cod, peixe do Alasca, parecido com o bacalhau – mas com um sabor bem especial – marinado no missô, cachaça e rapadura, servido com espesso caldo tostado de galinha e acompanhado de pupunha fermentada na mesma marinada.
Para encerrar a noite mágica no Oro, uma variedade incrível de sobremesas, servidas em um belo prato redondo, como convém e batizada de “Brasilidades”. Mesmo quem não é muito de doce, vai acabar encontrando um preferido ali, entre cheesecake de queijo minas do Vale das Palmeiras, goiabada artesanal e chips de goiaba; mousse de doce de leite com biscoito goiano, feito na casa, com queijo Serra da Canastra; brownie e mousse de chocolate com frutas vermelhas e semente de cacau; twix de fubá com chocolate e doce de leite com flor de sal; torta de limão com tapioca caramelizada e chips de limão; pipoca doce com toque de cumaru e, como não poderia faltar, minha preferida: os brigadeiros Oro.

Destaque também para os fofos e deliciosos mini churros com caramelo e flor de sal. Eles foram incorporados agora devido ao sucesso absoluto, plenamente compreensível.
O jantar no Oro foi devidamente harmonizado, começando com uma leve cava espanhola, passando por rótulos da Itália e outros do novo mundo: Argentina,Chile e Nova Zelândia. O Oro ainda conta com um ambiente elegante e aconchegante, trilha sonora de muito bom gosto.
O serviço atento da equipe e as explicações necessárias a cada prato sempre ajudam. O restaurante Oro é daqueles que vale muito a ida para uma data especial ou simplesmente para um daqueles dias em que queremos nos presentear. Jantar no Oro é uma experiência única: um restaurante que poderia estar em qualquer lugar do mundo e por sorte nossa, está no Rio e faz parte do Circuito Elegante.
Para saber mais acesse: www.circuitoelegante.com.br/restaurantes/ororestaurante
Renata Araújo é jornalista e autora do blog de viagens You Must Go! (www.youmustgo.com.br)
Facebook: You Must Go Blog
Instagram: @youmustgoblog
Youtube: renatabaraujo1